Onde jogar as cinzas da cremação?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Onde é permitido jogar cinzas de cremação? As cinzas podem ser jogadas em locais com matas, lagos, rios ou até no mar. Vale reforçar que no processo da cremação não existem componentes químicos danosos ao meio ambiente. Vai mais do desejo da pessoa que se foi deixar isso bem claro aos seus familiares.

Você pode jogar as cinzas da cremação ao solo juntando um pouco de sementes de rosas, por exemplo. Quem sabe no jardim de casa mesmo, num parque público ou em qualquer lugar no qual podem nascer até mesmo árvores.

No Brasil não há legislação que proíba esse tipo de atividade. No entanto, é preciso ter consciência. Apesar de ser composta por substâncias que não fazem mal ao planeta, é interessante ponderar sobre como realizar o lançamento das cinzas. Para jogar as cinzas no mar recomenda-se a escolha da urna hidrossolúvel.

O que o Espiritismo aconselha? Segundo o Espiritismo, a Cremação é ato de queimar o cadáver reduzindo-o à cinzas colocadas em urnas e em seguidas sepultadas ou esparzidas em local previamente determinada e conhecida e praticada desde a mais remota antiguidade pelos povos primitivos da Terra.

Quanto pesam as cinzas de cremação? O fato de que as cinzas de cremação são compostas principalmente de ossos significa que a altura, ao invés do peso, determina o quanto de cinzas um corpo humano cremado irá produzir. Um homem adulto médio resulta em aproximadamente seis libras (2,72 kg) de restos de cremação.

Ideias para eternizar as cinzas de cremação

  1. 1- Transforme as cinzas em uma árvore. ...
  2. 2- Espalhe as cinzas no mar. ...
  3. 3- Transforme-a em lembranças. ...
  4. 4- Espalhe-a em locais importantes. ...
  5. 5- Envie as cinzas ao espaço. ...
  6. 6- Mantenha as cinzas em casa ou no cemitério.

Algumas empresas estão fabricando a opção de uma urna hidrossolúvel. Esse item pode ser uma solução para depositar as cinzas de cremação no mar, rio e lagos tranquilamente. Depois disso, pode dizer adeus com uma linda homenagem para o falecido.

Apesar de todas as vantagens dos funerais no mar, o corpo é considerado não sepultado, quando está sob a água, de acordo com a fé judaica. Também não é permitido espalhar as cinzas no mar.

Padre Carlorosi também comentou que quando alguém tenta jogar as cinzas no mar ou fazer alguma decoração, se afastou de Deus e precisa ser evangelizado. Quando o Senhor não está na vida, advertiu, “o homem se perde e não quer encontrar nenhuma razão para respeitar os restos de parentes de maneira cristã”.

A cremação é permitida pela Santa Sé desde 1963, desde que não seja um ato de contestação da fé. "A Igreja não tem razões doutrinárias para impedir tal praxe, já que a cremação do cadáver não atinge a alma e não impede a onipotência divina de ressuscitar o corpo.

Quem pode receber as cinzas? Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos. Como explica o Catecismo, “sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela”.

Transporte de cinzas de cremação
Cinzas de cremação ou qualquer tipo de restos mortais humanos podem ser transportadas na bagagem despachada e de mão, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

A urna com as cinzas fica disponível em até cinco dias úteis.

A urna para cinzas é um recipiente próprio para depositar os restos mortais oriundos do processo de cremação. Após ser entregue à família, a urna cinerária pode ter diferentes destinos, de acordo com a vontade do falecido e dos parentes.

A bíblia não aborda diretamente o tema cremação. O Velho Testamento não proíbe que um corpo humano seja queimado. Também não aplica maldição ou julgamento a uma pessoa cremada.

Existe apenas uma restrição para o processo de cremação de um corpo, é em caso de morte violenta, quando ocorre, a cremação só pode ser realizada com autorização judicial.

No Espiritismo, a cremação é perfeitamente aceita e não existem argumentos contrários, a não ser apenas que haja um intervalo de 72 horas entre a morte e o início do ritual. Essa orientação se baseia na crença de que o espírito pode manter uma ligação com o corpo após a morte, por até esse período.

Sim, o caixão é cremado juntamente com o corpo.

Os espíritas, por exemplo, pedem que se aguarde pelo menos 72 horas para realizar uma cremação. De acordo com eles, esse é o tempo necessário para que a alma se desvincule do corpo. Para os judeus, o corpo não pode ser destruído, pois a alma se separaria dele lentamente durante a decomposição.