Onde João Batista disse Arrependei vós?

Perguntado por: tpeixoto . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse:Voz do que clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor,Endireitai as suas veredas.

A palavra grega para arrependimento é "metanoé", que significa "mudar de opinião, mudar de pensamento, mentalidade; converter-se; arrepender-se, recuar de algo; voltar atrás de algo"¹.

Marcos 1:15 ARC
e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.

Portanto, arrependimento é um estado de tristeza movido pelo reconhecimento dos erros cometidos que altera o comportamento do indivíduo. Assim, ele abandona as más condutas e se volta para Deus, a fim de alcançar paz de espírito.

A confissão dos pecados é muito importante. O Senhor nos ordenou que fizéssemos isso. A confissão tira um grande peso do pecador. O Senhor prometeu: “Eu, o Senhor, perdoo pecados e sou misericordioso para com aqueles que confessam seus pecados com o coração humilde” (D&C 61:2).

Arrependimento significa mudar de direção, conversão significa transformação pela Palavra de Deus. Jesus disse quem crê e for batizado será salvo. Primeiro precisa ouvir a Palavra de Deus, porque a fé vem pelo ouvir, e depois crer, porque é a Palavra de Deus que transforma e faz a pessoa mudar de direção.

Os frutos do arrependimento não são meramente sentir remorso, tristeza ou culpa pelo erro cometido, mas sim uma mudança radical na vida; envolve uma atitude de abandono do pecado e uma pratica da palavra de Deus, testemunhando diante da sociedade através de suas ações.

Jesus disse: (Primeiro) “arrependei-vos”, e (depois) “crede no Evangelho”. O Evangelho precisa ser pregado para que as pessoas sejam confrontadas com suas práticas e possam se voltar para Deus e crer nele. Esse “crer” não é algo intelectual, não é acreditar com a cabeça, porque isso nem é fé.

aparece 72 vezes na versão do rei Jaime da Bíblia e 68 vezes na Tradução da Bíblia de Joseph Smith. No Livro de Mórmon, a palavra repent sob alguma de suas formas aparece 360 vezes. 3 Néfi 11:38.

O arrependimento é o segundo princípio fundamental do evangelho e é produto da fé. Aquilo de que necessitamos na Igreja, bem como fora dela, é arrependimento. Necessitamos de mais fé e mais determinação de servir ao Senhor.

Arrepender-se significa reconhecer os pecados e transgressões que cometemos contra Deus. Isso nos leva a aceitar a Cristo como perdoador de nossos pecados ( Salmo 38:18; I João 1: 9: II Coríntios 7: 9-10 ).

38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.

O arrependimento leva ao perdão. O pecado é um fardo pesado e muitas pessoas carregam a culpa de erros e pecados do passado desnecessariamente. Por causa da Expiação de Jesus Cristo, todos podem ser perdoados se fizerem o esforço necessário para se arrependerem.

1. Preparar nove tiras com os seguintes dizeres: Passos para o Arrependimento: Reconhecer o erro, Prometer não repetir o pecado, Comprometer-se novamente, Fazer restituição, Sentir tristeza verdadeira, Saber que é necessário tempo, Perdoar a si e aos outros, e Receber perdão do Senhor.

As pessoas reagiram com a atitude adequada e, evidentemente, os problemas foram corrigidos, pois, em sua segunda carta a eles, Paulo diz: “Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus.

Aí depende do momento, assim temos a Desistência Voluntária, o Arrependimento Eficaz e o Arrependimento Posterior.

[Ao regente do coral: salmo de Davi, sobre a ocasião em que o profeta Natã veio falar com Davi após o adultério com Bate-Seba.] Tem misericórdia de mim, ó Deus, por causa do teu amor. Por causa da tua grande compaixão, apaga as manchas de minha rebeldia.