Onde Jesus nos ensina a orar?

Perguntado por: itaveira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Jesus ensinou que, se possível, devemos orar num local onde possamos ficar sozinhos. Disse também que algumas pessoas repetem várias vezes as mesmas palavras quando oram. Elas não prestam atenção no que estão dizendo. Jesus disse que precisamos orar com sinceridade pelas coisas de que necessitamos.

Era um jardim situado no monte das Oliveiras em Jerusalém hoje conhecida como Israel. Os discípulos preparam a Páscoa, a festejaram e saíram para o Monte das Oliveiras. Jesus os disse que ficassem ali sentados enquanto ele iria orar.

O próprio Apostolo Paulo nos alertou em 1Tessalonicenses: 5:17, quanto o viver no espirito de oração, quando ele diz nesse versículo: Orai sem cessar. Ou seja, estarmos orando constantemente, diariamente vivendo no espirito de oração.

Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.

Ele começou dizendo: “Pai nosso, que estás no céu…” Jesus louvou o Pai Celestial e pediu-Lhe ajuda. No final da oração, disse “amém”. Depois, Jesus disse a Seus discípulos que orassem ao Pai em Seu nome. Ele prometeu que o Pai Celestial responderia a suas orações.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples.

Fale com o coração e compartilhe suas esperanças e desejos, bem como suas preocupações e problemas. Você pode pedir-Lhe ajuda, orientação, perdão ou cura. Confie a Ele tudo o que está em sua mente, reconhecendo que a sabedoria e o tempo Dele são maiores do que os seus. Você pode perguntar o que Ele quer que você faça.

Em toda a parte se pode rezar, mas a escolha de um lugar apropriado não é indiferente para a oração. A igreja é o lugar próprio da oração litúrgica e da adoração eucarística. Também outros lugares ajudam a rezar, como um “recanto de oração” em casa; um mosteiro; um santuário.

Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” (Lucas 23:34)

42 E Acabe subiu para comer e para beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos. 43 E disse ao seu moço: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta sete vezes.

Professando uma oração ou simplesmente conversando com um Deus, a força de uma prece ou de uma reza faz parte do ser humano e tem o poder de acalentar, apaziguar, encorajar, se autoconhecer, despertar a esperança e tornar a vida mais leve e o fardo do viver menos pesado.

A oração é uma ferramenta de comunicação com Deus. Por meio dela, confessamos nossos pecados, nos protegemos dos perigos, apresentamos nossos pedidos e, o mais importante, nos conectamos com o Pai.

No entanto, em nossa oração nunca pode faltar o elemento “perdão”! Precisamos do perdão de Deus, precisamos pedir perdão a Ele pelas faltas, pelos erros e pelas negligências. Quem pede recebe e do que recebe também dá.

2 Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos.

Paulo escreveu aos santos de Corinto e explicou que os membros da Macedônia haviam doado voluntariamente aos necessitados. Ele incentivou os santos de Corinto a também seguirem o exemplo do Salvador doando aos pobres. Paulo ensinou sobre as bênçãos que advêm àqueles que com alegria doam aos pobres.

21 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes afé e não bduvidardes, não só fareis isto à figueira, mas até se a este cmonte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito; 22 E tudo o que apedirdes em boração, crendo, o recebereis.

Efésios 6. Os filhos devem honrar os pais — Os servos e os senhores são julgados pela mesma lei — Os santos devem vestir toda a armadura de Deus. 1 Vós, filhos, asede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isso é justo.

9 Não sabeis que os ainjustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os bfornicadores, nem os idólatras, nem os cadúlteros, nem os defeminados, nem os sodomitas, 10 Nem os aladrões, nem os avarentos, nem os bbêbados, nem os cmaldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Provérbios 6. Citam-se seis coisas que o Senhor odeia — Aqueles que cometem adultério destroem a própria alma. 1 Filho meu, se ficaste por fiador do teu próximo, se deste a tua mão ao estranho, 2 Enredaste-te com as palavras da tua boca, prendeste-te com as palavras da tua boca.

Quando perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante, ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39).