Onde Jesus gostava de pregar?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 27 de abril de 2023
4 / 5 4 votos

Foi a beira do Mar da Galiléia, que Jesus começou a pregar. Eram palavras simples. Mas que tinham muita força. Saíram de lá e se espalharam, primeiro pela região, pra depois, alcançar o mundo inteiro.

Mar da Galileia, posteriormente chamado de Mar de Tiberíades Jesus ensinou de dentro do barco de Pedro (Lc.

Jesus gostava muito de ensinar. Segundo Duquesne (1995) nos evangelhos foram registradas cerca de 50 parábolas. Ele usa o termo cerca, pois algumas eram tão curtas um ou dois parágrafos, que não se sabe se conta ou não como uma figura de linguagem.

templo de Jerusalém

O templo de Jerusalém era centro de romarias e peregrinações.

Neste sermão, Jesus afirma que veio para proclamar libertação aos cativos e aos oprimidos, bem como restaurar os cegos. Assim também deve ser com todos aqueles que recebem a unção divina, para apregoar o ano aceitável do Senhor, para consolar aos que choram, anunciar que Deus dará uma coroa no lugar do sofrimento.

Jesus exigiu que as pessoas abandonassem seus caminhos de rebelião e se submetessem a Deus. Esta descrição da pregação de Jesus revela o fato de que Jesus era um pregador de confronto. Depois que João Batista foi morto por Herodes, a popularidade de Jesus continuou a crescer e as multidões continuaram a se expandir.

"Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga de Cafarnaum e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento: pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres". Assim se lê no evangelho de hoje, 4º domingo do tempo comum (Mc 1, 21-28).

Igreja do Latrão

Pelo ano 320, aí foi construída uma igreja, a Igreja do Latrão, a primeira de todas as igrejas do Ocidente, por data e por dignidade.

Com frequência, Jesus ensinava sua doutrina através de parábolas, histórias breves que encerravam ensinamentos. A parábola sobre o Filho Pródigo, por exemplo, fala da grande alegria de um pai, quando vê retornar à casa um filho que saíra a correr mundo.

Aqui, Jesus faz referência a seis cidades; no entanto, destas, visitou apenas três, Corazim, Betsaida e Cafarnaum, onde fez muitos milagres. Ainda assim elas não se converteram, não acreditaram no Cristo, ali, no meio delas.

Isto faz com que, "se o ano de 33 for considerado como o da morte de Cristo, o cálculo seja muito ajustado", explica o professor, levando em conta que Paulo passou, após a morte de Jesus, três anos meditando e, depois, 15 dias em Jerusalém e 14 anos pregando.

Era uma das comidas mais importantes de Israel antigo, exportada pra todo Império Romano. No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época.

Quando perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante, ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39).

Neste volume, são abordados o Sermão da Montanha, também chamado O Sermão das Bem-Aventuranças, o Sermão Profético, o Sermão do Cenáculo e o Sermão dos Oito Ais.

“Estas datas são especialmente úteis para os historiadores”, explica Savage. “O imperador Tibério governou Roma entre 14 e 37 d.C., sabemos que Jesus nasceu entre 7 e 4 a.C. no final do reinado de Herodes. Sabendo que viveu 30 anos, podemos datar sua morte entre os anos 26 e 28”.

12 E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; 13 E disse-lhes: Está escrito: A minha acasa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em bcovil de ladrões.

Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.”

Os três tipos são:

  • Sermão Temático.
  • Sermão Textual.
  • Sermão Expositivo.