Onde já virou o ano?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Situada em pleno Oceano Pacífico, 3,2 mil quilômetros a leste da capital do arquipélago, Tarawa, Kiritimati tem cerca de 6,5 mil habitantes e fica exatamente onde passa a Linha Internacional da Data (LID), traçado imaginário instituído em 1884 para sinalizar a mudança de dia.

Dois países insulares localizados no Pacífico Central, Kiribati e Samoa, são os primeiros lugares povoados do mundo a começarem um novo ano. Os relógios desses locais marcaram 0h do dia 1º de janeiro de 2023 quando aqui ainda eram 8h da manhã pelo horário de Brasília.

O dia começa à 0h e termina às 24h. A madrugada se estende da 0h às 4h; a manhã, das 5h às 12h; a tarde, das 12h às 18h; a noite, das 19h às 24h. Atenção: 24 horas é o fim de um dia; 0h, o começo de outro.

Situada em pleno Oceano Pacífico, 3,2 mil quilômetros a leste da capital do arquipélago, Tarawa, Kiritimati tem cerca de 6,5 mil habitantes e fica exatamente onde passa a Linha Internacional da Data (LID), traçado imaginário instituído em 1884 para sinalizar a mudança de dia.

Samoa Americana

Pois é isto que acontece na Samoa. Estas ilhas do Pacífico são o primeiro e último lugares habitados a entrar em 2023. Quando na cidade de Pago Pago, nas ilhas da Samoa Americana, for finalmente meia-noite, já as vizinhas ilhas do Estado Independente de Samoa estão há um dia em 2023.

- Ano anomalístico: "A Terra, assim como os outros planetas, se move em elipse. Essa elipse faz com que, em algumas ocasiões, o Sol esteja mais perto e mais distante da Terra. Mas há um ponto em que ambos estão o mais perto possível, chamado periélio".

O Japão

O Japão é o país mais antigo do mundo, tendo sido formado em 660 a.C.

Ao menos sete países ao redor do mundo já celebraram a chegada do novo ano. Já é 2023 na Austrália, Japão, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Taiwan, China e Filipinas. Nova Zelândia foi o primeiro país a entrar em 2023.

Na verdade, a cor branca é um símbolo de paz e prosperidade e é por isso que muitas pessoas no Brasil a escolhem para as roupas de Ano Novo. Além disso, o branco também representa pureza, honestidade e inocência, o que torna ainda mais significativo para o nosso país.

No Brasil, os ponteiros marcam 8 horas da manhã no momento em que o réveillon é comemorado nos primeiros locais: Kiribati, país insular localizado no Pacífico Central; Samoa e na Ilha Carolina, na Oceania. O primeiro e o último lugar do mundo a celebrar o Ano Novo.

A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.

Samoa

Qual o lugar mais adiantado do mundo? (GMT-11:00) Midway Island, Samoa.

Nova Zelândia

Com 16 horas à frente do horário de Brasília, a Nova Zelândia foi o primeiro país a entrar em 2023. A virada do ano foi celebrada com uma queima de fogos sobre a Sky Tower, centro da cidade de Auckland. Na Austrália, a comemoração foi em Sydney, perto da Opera House, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Japão

O senhor Ciano e a dona Magenta deixaram Azulão dormir no laboratório do professor Apolônio porque ele queria observar as estrelas.