Onde já existe 5G no Brasil?

Perguntado por: icoutinho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberou a faixa para a implantação do 5G em 15 cidades nos Estados do Pará, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. São as primeiras depois das capitais, que têm a tecnologia em funcionamento desde julho.

Brasília foi a primeira cidade a receber o serviço 5G com um investimento que superará 200 antenas ao longo do ano. Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo foram contempladas com o 5G standalone e a cobertura da Tim nessas cidades supera o número exigido pela Anatel.

O aplicativo Speedtest ajuda a descobrir se o 5G está disponível na sua cidade. O serviço mostra em um mapa os lugares onde há conexão 2G, 3G, LTE (4G) e 5G.

Um mês após sua estreia no Brasil, o 5G chega a São Paulo nesta quinta-feira (4). A capital paulista é a quinta cidade a ter a tecnologia em funcionamento no país. Antes, Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre implementaram a última geração da internet móvel em seus territórios.

Além disso, a utilização de redes massivas de alta velocidade como a 5G aumentará a produtividade em diversos setores da economia nacional, permitindo a utilização de sensores e atuadores em múltiplas partes dos processos produtivos, tornando-os mais eficientes.

A expansão da cobertura 5G segue a todo vapor, e a Vivo já levou essa nova tecnologia para todas as capitais do Brasil. Todos os planos da Vivo já tem acesso à internet 5G. Basta ter um aparelho compatível e estar em uma área de cobertura.

10 gigabits por segundo

A velocidade potencial do 5G Standalone é de aproximadamente 10 gigabits por segundo e o tempo de latência de 1 a 10 milissegundos. Isso é possível graças ao uso de uma infraestrutura completa de conexão e frequências dedicadas.

A tecnologia 4G vai acabar? Não. Para que a rede 4G fosse desligada, seria necessário que todos os brasileiros passassem a utilizar apenas o 5G, algo que não deve ocorrer antes de 2029, segundo especialistas.

Para a felicidade de muitos, o 5G no Brasil é uma realidade. A conexão está presente oficialmente desde o dia 6 de julho de 2022 no país.

As empresas Winity II Telecom, a Brisanet, o Consórcio 5G Sul, a Cloud2u, a Fly Link e a Neko Serviços arremataram lotes e ganharam o direito de explorar as faixas para levar serviço de internet à população.

A Claro é a operadora com maior acesso do 5G no Brasil, segundo informação foi divulgada segundo análise do Teleco, que mostra a operadora como maior geradora de sinal da rede móvel no país.

Como consultar o mapa de cobertura do 5G. Passo 1. Abra o aplicativo Ookla Speedtest e, no canto inferior direito da tela, toque em "Mapa". O app usará as informações coletadas no celular para mostrar a área coberta pela operadora de telefonia do usuário.

O chip 4G funciona em celular 5G? Via de regra, a única troca obrigatória será de aparelho. Porém, nas operadoras em geral, caso você queira usar o sinal 5G NSA, poderá manter seu chip atual. Mas para usar o 5G SA, ou "5G puro", precisará trocar seu chip.

Enquanto a tecnologia de 4G+ mais avançada alcança até 450 Mbps em alguns locais específicos (e em média apenas 100 Mpbs), o 5G promete entregar de 10 a 20 Gbps. Até 10 vezes mais rápido que a média do 4G atual!

Caso esteja dentro de todos os requisitos, verifique se o 5G do seu telefone está habilitado.

  1. Abra Configurações e selecione Conexões.
  2. Selecione Rede Móvel.
  3. Toque em Modo de rede e selecione a opção com conectividade 5G.

Um dos impactos “negativos” dessa geração de rede móvel tem a ver com os dispositivos que não são compatíveis com a nova tecnologia. Ou seja, para usufruir de todos os benefícios da internet 5G, será preciso dispor de todos os equipamentos, levando a um gasto que pode apertar o orçamento de muita gente.

O 5G veio para integrar as comunicações entre dispositivos completamente diferentes, gerando cada vez mais mobilidade e novas possiblidades, além de incentivar empresas a investirem no mercado de IoT que tem tudo para crescer vertiginosamente nos próximos anos.