Onde inicia e onde termina o processo de absorção no organismo?

Perguntado por: aAvila . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Nesse processo, a comida sofre transformações mecânicas e químicas até que esteja preparada para ser absorvida pelas células. Ele é composto por um tubo de 10 a 12 metros que se inicia na boca e termina no ânus.

O processo de absorção de nutrientes ocorre no sistema digestório e consiste na passagem dos nutrientes do interior do trato gastrointestinal para a corrente sanguínea e, em seguida, para as células do corpo. Esse processo se dá depois que os alimentos são digeridos no sistema gastrointestinal.

A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções), constituídas pelo fármaco e por outros ingredientes, são formuladas para serem administradas mediante várias vias (p.

A absorção de fármacos é definida como a passagem de substâncias ativas encontradas em medicamentos para a corrente sanguínea. É um processo que depende das propriedades, da formulação e da via de administração do medicamento. Adequar o fármaco à absorção necessária é importante para que o tratamento seja efetivo.

Alguns nutrientes já são aproveitados pelo corpo, sendo levados pelo sangue para as células. Depois do estômago, o quimo vai para o intestino delgado. Lá, ele é misturado ao suco pancreático (feito no pâncreas), à bile (vinda do fígado) e ao suco entérico, do próprio intestino.

No intestino delgado, além de grande parte do processo de digestão, ocorre também a absorção de nutrientes.

Listar e definir as etapas do funcionamento deste sistema: ingestão, digestão, absorção, assimilação e eli- minação. Diferenciar ação mecânica, ação química e ação enzimática de degradação do alimento. Identificar os órgãos componentes do sistema digestório: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus.

intestino delgado

É no intestino delgado que ocorre a maior parte da digestão dos nutrientes, bem como a sua absorção, ou seja, a assimilação das substâncias nutritivas.

São três os processos de absorção: interceptação radicular, fluxo de massa e difusão.

Os principais locais de assimilação protéica ocorrem no duodeno e jejuno proximal(13,25), sendo que pequenas quantidades alcançam o íleo terminal, onde ocorre a quase completa digestão e absorção das proteínas.

A água é absorvida, sobretudo, na região gastrointestinal. Antes, no estômago, o organismo utiliza o líquido para digestão, na preparação do alimento para absorção. Depois, ela passa para o intestino delgado, onde acontece a maior parte da absorção dos nutrientes e água.

No caso das cápsulas e pílulas ingeridas pela boca, a primeira parada do princípio ativo é no estômago, após passar pela faringe e esôfago, chegando ao intestino, de onde os vasos sanguíneos absorverão os princípios ativos do medicamento.

Tais fatores são organizados em basicamente quatro etapas farmacocinéticas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção. A depender das características físico-químicas de cada fármaco e da forma como interage com estruturas corpóreas este trajeto será facilitado ou dificultado.

A maioria dos medicamentos deve passar pelo fígado, que é principal local para seu metabolismo. Uma vez no fígado, as enzimas convertem os pró-medicamentos em metabólitos ativos ou convertem os medicamentos ativos em formas inativas.

Subcutânea (SC)
A absorção é mais lenta, pois a droga é depositada no tecido subcutâneo que é menos vascularizado, mas ricamente suprido por nervos (por isso, as drogas irritantes não podem ser administradas por essa via).

As fases da farmacocinética são: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.