Onde Iansã ajuda?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Iansã tem domínio sobre os ventos e todos os fenômenos naturais como furacão, chuva e raios. Além disso, Iansã é responsável por conduzir os espíritos desencarnados que lhe foram entregues por Obaluaiê.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia.

As pedreiras, por exemplo, são campos de força de Xangô, Iansã e Egunitá. Os orixás que trazem em si a força ígnea concentram fortemente esse magnetismo (fogo) nas paisagens de pedras rochosas.

Na outra mão Oyá carrega uma espada de cobre afiada - só sendo maluco pra mexer com quem ela protege! Iansã é sincretizada na fé cristã como Santa Bárbara, na mitologia romana pode ser vista como Juno e na mitologia grega às vezes a leem como Hera.

Búfalo

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Elas amenizam, limpam e equilibram a energia negativa e também provocam um movimento da energia para algo que esteja buscando como, por exemplo, ter mais ânimo, ter mais foco, ter mais sorte no movimento sobre algo em sua vida.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.

Neste domingo, 4 de dezembro, as comunidades religiosas de matriz africana comemoram em Canoas, pela primeira vez, o dia da orixá Oyá, ou Iansã.

Se você convive com um filho de Iansã, o ideal é não gritar e nem tentar controlá-lo. Assim, você evita explosões desnecessárias. Provavelmente essa é uma das piores características deles, mas é uma das principais e você precisará aprender a conviver com ela.

Iansã, também conhecida como Oyá, é o orixá feminino dos ventos e dos rios, responsável por controlar também as tempestades. A divindade tem o apelido dado por um dos maridos, Xangô.

Lado negativo: considerando a personalidade forte, em desequilíbrio, os filhos e filhas de Iansã são instáveis, tendem a perder a cabeça com facilidade, brigam e falam o que lhes vem a cabeça sem pensar nas consequências.

Sansevieria Trifasciata

São muitos os nomes dados a “Sansevieria Trifasciata” – língua-de-sogra, rabo-de-lagarto, espada-de-são-jorge, espada-de-santa-bárbara, espada-de-ogum, espada-de-iansã (quando bicolor). Ela é uma planta herbácea, tóxica e de origem africana.

Orixá dos fenômenos climáticos, Iansã também é conhecida na Umbanda e no Candomblé como Oyá. A Orixá representa a força dos ventos e o poder da natureza, mostrando sua energia quando a chuva cai dos céus e quando a ventania atravessa os ares.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).