Onde hoje é a antiga Bretanha?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

A Bretanha (em francês: Bretagne; em bretão: Breizh; em galo: Bertaèyn) é uma região administrativa do oeste da França com uma larga costa litoral entre o Canal da Mancha e o Oceano Atlântico. Sua capital é Rennes e seus habitantes chamam-se bretões.

OS BRITANOS ERAM UM DOS MUITOS POVOS CELTAS; OS SAXÕES, ATUAIS INGLESES, ERAM GERMÂNICOS.

Europa

A Grã-Bretanha corresponde a uma ilha da Europa constituída por três diferentes nacionalidades, Inglaterra, Escócia e País de Gales. A área ocupada é de 229. 850 km2.

A Inglaterra é um país europeu. A Grã-Bretanha é uma ilha que compreende a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales. Por sua vez, o Reino Unido é um agrupamento político que une os países da Grã-Bretanha, a Irlanda do Norte e várias pequenas ilhas.

Londres, além de ser a capital da Inglaterra, é também a capital do Reino Unido. Os outros países têm como capitais, respectivamente, Edimburgo, Cardiff e Belfast.

São eles: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Tuvalu. Pouco antes da morte de Elizabeth II, a lista de países era um pouco maior.

O nome é derivado do termo welsh, uma palavra do inglês arcaico, herdada de línguas germânicas, para se referir a estrangeiros. Em português, o país se tornou Gales, embora na língua galesa o nome seja bem diferente: Cymru.

A Grã-Bretanha (à esquerda) surgiu em 1707 para designar a união de três países: Inglaterra, País de Gales e Escócia. Já o Reino Unido (à direita), termo surgido em 1801, refere-se à união da Grã-Bretanha e da Irlanda.

A ofensiva foi poderosa e conseguiram tomar grande parte do território dos Saxões, mas os Vikings foram barrados e expulsos da Inglaterra na defesa organizada por Alfredo, o Grande. O reino dos Saxões chegaria ao fim somente no século XI, quando outro povo empreenderia uma ofensiva da qual não foi possível revidar.

Carlos Magno

Os saxões resistiram por bastante tempo à conversão ao cristianismo, e à anexação ao Reino Franco, mas foram decisivamente conquistados por Carlos Magno em uma longa série de campanhas anuais, a Guerra da Saxônia (772–804).

Alfredo, o Grande (em inglês antigo Ælfred; 849 – 26 de outubro de 899) foi Rei de Wessex, de 871 a 899, e Rei dos Anglo-Saxões de 886 a 899. Alfredo defendeu o seu reino contra os viquingues, e à época de sua morte, era o governante dominante na Inglaterra.

Formado pela união política de quatro nações – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte –, o Reino Unido agrega muita história, arquitetura clássica, grandes centros modernos, além de paisagens naturais de tirar o fôlego.

O termo "Reino Unido" era usado de forma informal durante o século XVIII e o país era ocasionalmente referido como "Reino Unido da Grã-Bretanha". O Ato de União de 1800 uniu o Reino da Grã-Bretanha e o Reino da Irlanda em 1801 e criou o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.

Também na época medieval existiram sete reinos, que constituíam a heptarquia anglo-saxónica. Os reinos foram criados pelos Anglo-saxões depois de terem chegado a Inglaterra em 477, a convite do rei celta Vortigen. As sete regiões são Sussex, Wessex, Essex, Kent, Mercia, Anglia Oriental e Nortúmbria.

A República da Irlanda, que é o nome oficial do país conhecido apenas por Irlanda, é um Estado independente, com suas próprias leis, forma de governo - uma república - e que faz parte da União Europeia. Já a Irlanda do Norte, por sua vez, é um Estado que faz parte do Reino Unido.

A independência da Escócia é uma questão de ambição política de uma série de partidos políticos, pressão de grupos e indivíduos para que a Escócia se separe do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.