Onde guardar panelas de ferro?

Perguntado por: ddiniz . Última atualização: 25 de abril de 2023
3.9 / 5 7 votos

Os utensílios de ferro fundido devem ser guardados bem secos para que não corram o risco de enferrujarem e devem ser untados com uma fina camada de óleo. Depois de lavar o seu utensílio de ferro fundido com sal grosso ou sabão neutro, enxágue bastante.

A panela de ferro, em si, não traz nenhum risco para a saúde, muito pelo contrário. O problema é no caso de quem tem o hábito de deixar a comida guardada na panela.

Como limpar panela de ferro

  1. Cubra o fundo da panela com óleo. Coloque um pouco de óleo de cozinha no fundo da panela. ...
  2. Remova a sujeira da panela. Com um papel toalha, esfregue a panela que nesse momento está com óleo.
  3. Retire todo o óleo. Para finalizar, retire o óleo com um outro papel toalha limpo, e enxágue em seguida.

Quando falamos do tipo de panela que você usa para guardar o resto do almoço, ferro e o alumínio são contraindicados, seja dentro ou fora da geladeira.

A galvanização a frio é uma ótima maneira de proteger superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda da oxidação, corrosão e ferrugem. Afinal, o método oferece as mesmas características de proteção anticorrosiva que a galvanização a quente.

Por mais esse motivo, as panelas de ferro fundido são melhor alternativa do que as que possuem material antiaderente. Parece óbvio, e é mesmo! Cozinhando com panelas de ferro fundido, você fica livre de substâncias químicas prejudiciais à sua saúde e ainda pode ganhar um pouco mais de ferro em seus alimentos.

O processo de galvanização consiste na formação de uma camada de zinco sobre a superfície do aço ou ferro, por meio de uma etapa de imersão à quente. Sendo o Zinco mais anódico, garante proteção a qualquer corrosão na superfície do material.

Esse processo ajuda. na durabilidade da sua panela, e também faz com que. os alimentos não grude na sua panela na hora de. cozinhar!

Não guarde alimentos em utensílios de ferro
O ferro, quando em contato prolongado com a água dos alimentos, vai dar início a um processo natural de oxidação, por isso, guardá-los com comida deve ser evitado ao máximo.

O metal da panela passa para os alimentos e é absorvido junto com eles. Ela é indicada para adolescentes, crianças, gestantes e pessoas com anemia. Porém, sem exageros. O ferro em excesso pode causar depósito de ferro nos tecidos de alguns órgãos que, com o tempo, perdem as suas funções.

As panelas de ferro da Santana são as melhores, pois mesclam qualidade e durabilidade, garantindo assim melhor experiência no cozimento dos alimentos. Por isso atestamos, que as panelas de ferro Santana são as melhores do mercado.

O metal sofre naturalmente a ação do oxigênio presente na água e no ar, que resulta na oxidação dos átomos do ferro, a conhecida ferrugem. Definitivamente, água e ferro não combinam, sendo que você deve evitar deixar a sua panela de ferro totalmente imersa em outros recipientes com água.

Mas atenção, o que você deve evitar, na hora de lavar sua panela de ferro fundido, no entanto, é o uso de detergentes agressivos e esponjas abrasivas, como palha de aço para esfregá-la.

Você pode usar panelas de diversos materiais neste tipo de fogão, como cerâmica, ferro, aço inox e alumínio. No caso de panelas de vidro, evite as que são feitas com material refratário, já que ele não é tão resistente a altas temperaturas.

O choque térmico pode estragar a panela
O choque térmico ao qual são expostas prejudica fortemente o revestimento das panelas antiaderentes, comprometendo não só sua beleza com o passar do tempo, como também sua função de não deixar que os alimentos grudem.

A maneira correta de armazenar sobras de comidas na geladeira é colocando em um pote, de preferência de vidro, ou de plástico, desde que seja livre de BPA - composto químico orgânico que faz mal à saúde -, com fechamento hermético, para conservar ao máximo a qualidade, o sabor e odor dos alimentos.

Mas, na dúvida, é importante curar a panela antes de utilizá-la pela primeira vez. A cura deve ser refeita a cada 5 lavagens da panela, pois o sabão ou detergente acabam por remover a gordura. Esse processo protege a panela para que não ocorra ferrugem.