Onde guardar os tomates?

Perguntado por: lmoura . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Armazene os tomates em temperatura ambiente, não os coloque em sacos plásticos, pois isso os fará estragar mais rápido. O resfriamento impede que ele amadureça direito diminuindo a suculência características dos tomates vermelhinhos.

Tomates devem ser colocados na fruteira com a cabeça para baixo. As cebolas precisam de ventilação. O interior úmido da geladeira faz com que estraguem rapidamente, então é melhor mantê-las na despensa.

Armazenar em local fresco, escuro e seco. Não armazene as batatas na geladeira, ou vão ficar muito doces. Evite armazenar as batatas com cebolas, pois quando estão juntas produzem gases que prejudica as duas. Armazene as batatas por um período máximo de dois meses, em fase de amadurecimento.

dois dias o importante é você ter um potinho de vidro gente é isso mesmo potinho.

Lave e seque os tomates. Analise os tomates, eles devem estar sem machucados e manchas, também devem ser firmes. Tire o núcleo e corte em quatro. Coloque dentro de sacos bem fechados e leve para congelar.

Armazene os tomates em temperatura ambiente, não os coloque em sacos plásticos, pois isso os fará estragar mais rápido. O resfriamento impede que ele amadureça direito diminuindo a suculência características dos tomates vermelhinhos.

Tomate na geladeira perde o sabor
De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição, os tomates devem ser mantidos em um lugar fresco e bem ventilado, à temperatura ambiente. Isso porque o frio excessivo, como o da geladeira, faz com que o alimento fique mais mole e com sabor alterado.

O tomate tem baixa tolerância ao frio. Dessa forma, o armazenamento refrigerado, que consiste na redução da temperatura e no controle da umidade relativa, é considerado o principal método para sua conservação, pois diminui o metabolismo celular, retardando a sua rápida deterioração.

Na geladeira
Entre elas: abacate, abacaxi, manga, melancia, melão, morango, pêssego etc. Vale destacar também que frutas como banana, kiwi, pêssegos, ameixas e damascos são as que amadurecem mais rápido fora da geladeira.

De acordo com regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os ovos devem ser mantidos em baixas temperaturas, ou seja, o ideal é que eles fiquem na geladeira.

Porta da geladeira – Latas, molhos refrigerante
Na porta, o indicado é guardar molhos como o de tomate, pimenta, inglês, ketchup, mostarda, maionese, vinagre e garrafas de refrigerante. Para facilitar mais ainda, é possível usar o Porta Latas Flex.

No caso alimentos como tomate, pepino, berinjela e abóbora, se ainda não tiverem sido partidos, podem ser armazenados fora da geladeira. Quando já estiverem cortados, é importante guardá-los em recipientes fechados, com um papel toalha embaixo deles, dentro da geladeira, para um consumo ideal de até dois dias.

1) Cebola. É muito melhor conservada em ambientes secos e escuros, como na despensa ou em caixas de madeira. Se guardada na geladeira, após algum tempo, a cebola perde a crocância e murcha. Só é uma opção refrigerar, se ela já estiver picada.

Legumes que podem ser mantidos em temperatura ambiente
Batatas, batatas-doces, tubérculos, em geral, devem ser armazenados em local fresco, escuro e seco, fora da geladeira, como uma despensa. Junto com eles, você também pode armazenar desta forma alho, abóbora, beterraba e couve-rábano.

Tubérculos como beterraba e cenoura podem ficar na geladeira, mas se forem guardados fora de refrigeração, também apresentam alta resistência à deterioração. A dica da nutricionista é colocar esses alimentos com casca, em pé, dentro de um recipiente com água na geladeira, para manter o frescor e a crocância.