Onde guardar o pepino?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Quando em um pedaço só, a experiência mostra que o melhor é embalar em filme plástico, guardar na geladeira e voltar a usar em dois ou três dias. Quando fatiado, o pepino pode ser guardado em recipiente plástico com tampa dentro da geladeira. E com as fatias nadando em água filtrada.

A cera de carnaúba, por exemplo, pode ser aplicada para reduzir a perda de água, o murchamento e injúrias por abrasão em pepinos.

O vegetal não dura muito, principalmente depois de ser fatiado. Tente usá-lo dentro de dois dias. Com o armazenamento adequado e um pouco de sorte, pode durar até uma semana. Como os pepinos tendem a estragar rapidamente, minimize o número de fatias para o armazenamento.

Quanto ao tempo de conservação dos pepinos, esta verdura pode resistir inclusive uma semana na geladeira.

O resfriamento impede que ele amadureça direito diminuindo a suculência características dos tomates vermelhinhos. Sem contar que maduro, seu gosto adocicado se intensifica, assim como a presença de compostos como o licopeno (antioxidante natural). Só dever ir para a geladeira quando estiverem bem maduros.

Alguns alimentos que não devem ser armazenados na geladeira: maçã, pera, melão, banana, batata, pepino, tomate verde, alho, pimenta, café, mel e manjericão.

Outra opção é colocar em sacolas herméticas bem fechadas, O jeito certo de como guardar verduras na geladeira também precisa ser considerado. Afinal, são itens frágeis e perecíveis. Opte por colocar nas gavetas inferiores do eletrodoméstico, onde é menos frio.

Ou do amargor de alguns exemplares. Diz a sabedoria popular que esfregar a pontinha do pepino diminui tanto o amargor quanto a má digestão. Nenhuma das fontes consultadas nesta reportagem confirma que o recurso funcione (para suavizar o amargor, o sal é mais eficaz), mas se isso dá tranquilidade a quem consome, ótimo.

Pepino, maçã, manga e mamão – como boa parte dos agrotóxicos está na casca, se a pessoa descasca, já se livra bem deles. O problema, no entanto, é que as fibras da maçã – que são saudáveis – estão na casca. “Lavar bem em água corrente, com uma esponja ou escovinha, ajuda bastante.

"Algumas pessoas costumam cortar uma fatia nas extremidades do pepino e esfregá-la sobre a mesma superfície para retirar o amargo. Isso é feito geralmente com o pepino caipira.

Quais alimentos não podem ser congelados? Por ser um vegetal rico em água, o tomate, assim como pepino ou a abobrinha, por exemplo, não deve ser congelado, já que acaba ficando com textura ruim quando deixa o freezer.

O mesmo vale para os pepinos: se eles são macios, tudo bem, mas se estiver molhado e mole não é bom para consumir.

Tubérculos como beterraba e cenoura podem ficar na geladeira, mas se forem guardados fora de refrigeração, também apresentam alta resistência à deterioração. A dica da nutricionista é colocar esses alimentos com casca, em pé, dentro de um recipiente com água na geladeira, para manter o frescor e a crocância.

Tomate: fora!
As baixas temperaturas da geladeira podem fazer com que o tomate fique mais mole e com o sabor alterado, por isso precisa ser mantido em um ambiente seco e bem ventilado.

Os pepinos que comprar devem ser firmes, sem partes moles. Devem ser verde escuro e sem manchas amarelas – a presença destas significaa que já estão demasiado maduros. Procure ainda pepinos sem “rugas”, pois quer dizer que já perderam água. Prefira pepinos mais pequenos, pois normalmente têm menos sementes.

Ciclo da cultura
O início das colheitas ocorre cerca de 50 dias após a semeadura, durando de 60 a 80 dias. No caso da produção de pepino japonês sob cultivo protegido, as colheitas se iniciam de 30 a 35 dias após o transplante, com o final destas ocorrendo de 90 até 140 dias.

Os ovos precisam ser mantidos em locais frescos e arejados, sem grandes variações de temperatura, algo que não acontece dentro de casa. Como os mercados são ambientes controlados, é normal que o alimento fique fora da geladeira.