Onde guardar as batatas?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio, como dentro de uma despensa. Sacos de papel funcionam melhor do que plástico porque deixam a batata respirar mais, de forma que ela não apodrece tão rápido.

Legumes que podem ser mantidos em temperatura ambiente
Batatas, batatas-doces, tubérculos, em geral, devem ser armazenados em local fresco, escuro e seco, fora da geladeira, como uma despensa. Junto com eles, você também pode armazenar desta forma alho, abóbora, beterraba e couve-rábano.

Cenouras descascadas podem ficar na geladeira em um saco zip lock aberto por até duas semanas. Cenouras-baby e palitos de cenoura duram mais quando submergidos em água em um recipiente bem vedado. Lembre-se de trocar a água frequentemente.

As batatas não devem ser armazenadas na geladeira porque acabam produzindo muito açúcar em baixas temperaturas. Portanto, a melhor maneira de armazenar batatas é colocá-las em um saco de papel e armazená-las em um armário.

dois meses

Não armazene as batatas na geladeira, ou vão ficar muito doces. Evite armazenar as batatas com cebolas, pois quando estão juntas produzem gases que prejudica as duas. Armazene as batatas por um período máximo de dois meses, em fase de amadurecimento. Se estiverem maduras, não armazene por mais de uma semana.

Como evitar que as batatas descascadas fiquem escuras?

  1. Coloque as batatas descascadas em uma tigela grande, suficiente para caber todas as batatas.
  2. Adicione água gelada até cobrir as batatas completamente.
  3. Adicione 2 colheres (chá) de vinagre, cubra a tigela com um plastico filme e guarde na geladeira.

Não armazene as batatas na geladeira, vão ficar muito doces", diz. Ela acrescenta ainda que o alimento deve ser guardado por um período máximo de dois meses, em fase de amadurecimento. "Se estiverem maduras não armazene por mais de uma semana".

No caso alimentos como tomate, pepino, berinjela e abóbora, se ainda não tiverem sido partidos, podem ser armazenados fora da geladeira. Quando já estiverem cortados, é importante guardá-los em recipientes fechados, com um papel toalha embaixo deles, dentro da geladeira, para um consumo ideal de até dois dias.

Pescados, carnes e frios duram até 3 dias, enquanto frutas, verduras e legumes podem permanecer estocados por um período entre 3 e 7 dias, dependendo do alimento. Leite e produtos de confeitaria e panificação (como sobremesas, por exemplo) podem ser guardados na geladeira por até 5 dias.

Manter uma batata na temperatura fria da sua geladeira vai transformar seu amido em açúcar mais rapidamente, de modo que você vai ficar com uma batata doce e dura. Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio, como dentro de uma despensa.

Tomate: fora!
As baixas temperaturas da geladeira podem fazer com que o tomate fique mais mole e com o sabor alterado, por isso precisa ser mantido em um ambiente seco e bem ventilado.

Para o alho durar mais tempo, o ideal é que retire a casca somente quando for usar. Além disso, guarde-o em local arejado e longe do sol, em recipientes abertos para que não mofem e não germinem.

Mantenha as batatas em ambiente escuro, fresco e com circulação de ar. A cebola também não gosta de morar na geladeira. No frio, a cebola tende a cristalizar e pode “perfumar” seus vizinhos com seu aroma característico. Onde guardar?

Ao guardar a cebola na geladeira, após algum tempo, ela perde a crocância e tende a murchar mais rápido. Mas caso ela já esteja picada, o ideal é a conservação na geladeira em um recipiente fechado.

De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição, os tomates devem ser mantidos em um lugar fresco e bem ventilado, à temperatura ambiente. Isso porque o frio excessivo, como o da geladeira, faz com que o alimento fique mais mole e com sabor alterado.

Tubérculos como beterraba e cenoura podem ficar na geladeira, mas se forem guardados fora de refrigeração, também apresentam alta resistência à deterioração. A dica da nutricionista é colocar esses alimentos com casca, em pé, dentro de um recipiente com água na geladeira, para manter o frescor e a crocância.

E a resposta é que depende! Depende da forma com que você vai congelar a sua batata. Batata crua por exemplo, não congela bem, o resultado é uma textura farelenta e uma cor acinzentada. Como também não é possível congelar batatas branqueadas para descongelar no vapor ou na frigideira, a textura final não é apetitosa.

Mesmo que tons mais escuros do tubérculo não sejam necessariamente um problema, muitas pessoas ficam na dúvida se é ou não saudável comer as batatas “pretas”. Não há nenhuma contraindicação a respeito do ato.

Uma das formas de prevenir que isso aconteça, é manter um bom armazenamento da batata, deixando-a sempre em locais bem ventilados, escuros e secos.

A oxidação de um alimento é um tipo de reação química que ocorre por diversos fatores. Já notou que, por exemplo, quando se corta maçã, pera, batata, batata-doce ou banana, a parte exposta adquire uma cor escura rapidamente? Isso acontece pela exposição ao oxigênio somada às enzimas presentes nessas frutas.

Na geladeira, o amido da batata se transforma em açúcar e muda de sabor, de cor e de textura. Por isso, prefira armazenar dentro da despensa, desde que seja um ambiente escuro, fresco e arejado. Vale ainda guardar a batata em um saco de papel aberto, sacos de junta ou caixas de madeira.