Onde guardar a pasta de amendoim depois de aberta?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Após aberto consumir em até 30 dias. Armazenar em temperatura ambiente. Não levar à geladeira.

10 dias

A pasta de amendoim tem uma validade de até 10 dias fora da geladeira e de 15 dias na geladeira. Caso armazene na geladeira, lembre-se de retirar a pasta alguns minutos antes do consumo.

Manteiga de amendoim tem, geralmente, uma vida útil longa.
Na despensa, as manteigas de amendoim comerciais podem durar de 6 a 24 meses, ou 2 a 3 meses depois de abertas. Já as manteigas de amendoim naturais, que carecem de conservantes, podem durar vários meses fechadas, ou até um mês depois de abertas.

A pasta de amendoim pode ser consumida em todos os horários. Porém, no horário dos lanches, é uma sugestão interessante, por ser uma excelente opção para enriquecer essas refeições. Ela pode ser incluída também no pré-treino para dar energia, no café da manhã ou no pós-treino.

Além disso, outra dica importante para vocês que insistem neste tipo de alimento seria pelo menos jogar fora o óleo que se estabelece na parte superior do frasco da pasta amendoim em vez de se agitá-las como dizem alguns rótulos, pois jogando fora este óleo isso irá reduzir o teor de ômega-6.

A pasta de amendoim pode ser consumida diariamente, porém com moderação. Por ser bastante calórica, a recomendação é consumir até duas colheres de sopa por dia.

Apesar de calórica, pasta de amendoim é aliada do emagrecimento.

A pasta de amendoim é um dos ingredientes favoritos de quem está treinando para ganhar massa muscular. Trata-se de um alimento versátil, pois pode ser adicionado no pão, nas torradas e até mesmo em frutas. Além disso, é saboroso, nutritivo e traz diversos benefícios para a saúde.

A pasta de amendoim é um alimento muito rico em fibras e proteínas, além das gorduras insaturadas que já mencionamos. Ou seja, ela ajuda a controlar seu apetite, aumentando a sensação de saciedade. Isso evita que você consuma calorias demais.

Por ser um óleo vegetal, o óleo de amendoim pode ser utilizado na culinária como óleo para fritar alimentos, e não proporciona gosto nem odor de amendoim para o alimento.

Uma outra sugestão é adoçar sua pasta de amendoim caseira com mel! É importante derreter esse ingrediente no micro-ondas por alguns minutos para facilitar na hora incluí-lo e batê-lo com os amendoins no processador.

Uma manteiga natural pode ser mantida na despesa até um mês depois de sido aberta. Ainda assim, não há problema de a deixar no frigorífico. O único problema é que estará mais rija quando a quiser barrar. Já o National Peanut Butter Board recomenda que o frigorífico é a melhor opção para armazenar os frascos.

Como a pasta de amendoim é saudável, pode ser consumida todo dia no intervalo das refeições, no pré ou pós-treino, isto é, a qualquer hora do dia.

Aflatoxina é uma micotoxina, tóxicas para o homem e para os animais que são produzidas, principalmente, por dois fungos Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. A sua presença como outras micotoxinas, é um problema para saúde e qualidade dos alimentos.

Comer uma banana com manteiga de amendoim como snack à noite pode favorecer o ganho de massa muscular por várias razões. Não só vai ajudar a dormir melhor, por aumento dos níveis de serotonina, como a vitamina B6, presente na banana, desempenha um papel importante para a síntese proteica.

De acordo com a nutricionista, o ideal é que a pasta de amendoim seja feita apenas do grão de amendoim torrado e moído, sem adição de sal, açúcares ou adoçantes artificiais.

Banana, maçã e pera são algumas frutas que combinam com a pasta de amendoim e favorecem ainda mais sua saúde com vantagens nutritivas.

Ana o liquido que se encontra no pote é o óleo do proprio amendoim que submerge quando a pasta fica em repouso. É só misturar com uma colher que tudo se incorpora no produto novamente, esse óleo além de ser natural ajuda o produto na sua conservação, afinal não utilizamos nenhum conservante quimico no produto.

Em média, 01 colher de sopa (cheia) com pasta ou manteiga de amendoim tem cerca de 90 calorias, 09 g de gordura (cerca de 80% dos quais são mono e poliinsaturadas), 04 g de proteína e 01 g de fibras.