Onde guardar a cebola?

Perguntado por: dcurado . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 2 votos

A temperatura baixa da geladeira transforma o amido presente nas cebolas em açúcar e faz com que elas murchem e estraguem mais rápido do que quando são armazenadas em temperatura ambiente. Por isso, o correto é armazená-las fora da geladeira em um local seco e arejado e consumi-las em até uma semana.

Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio, como dentro de uma despensa. Sacos de papel funcionam melhor do que plástico porque deixam a batata respirar mais, de forma que ela não apodrece tão rápido. Tudo isso vale para a batata-doce também.

Como armazenar a cebola inteira
O certo é deixá-la em um local seco, arejado e sem o contato direto com o sol. O recomendado é mantê-la longe da geladeira, assim ela dura mais tempo sem ficar murcha e com um ótimo sabor. As camadas da casca de cebola auxiliam no processo de conservação e protegem contra bactérias.

Tomates devem ser colocados na fruteira com a cabeça para baixo. As cebolas precisam de ventilação. O interior úmido da geladeira faz com que estraguem rapidamente, então é melhor mantê-las na despensa. E outro detalhe importante: deixe-as longe das batatas, caso contrário elas irão apodrecer mais rapidamente.

A cebola, por ser rica em polifenóis, permite descongestionar o nariz e é um mucolítico natural. Também é eficaz contra a tosse que se apresenta sob a a forma de ataques noturnos que impedem o descanso.

A maneira certa de guardar a cebola para durar mais é colocando em uma fruteira ou bacia, sozinha, fora de sacos e armazenada em local seco. Desse jeito, a cebola dura por até 7 dias e deve ser consumida durante esse mesmo período.

O calor e a umidade contribuem para o amadurecimento da banana. Caso você não tenha a exigência de comer a fruta apenas em temperatura ambiente, guardar na geladeira pode ser uma boa ideia para fazer ela durar mais. Quando estiver bem madura, também é possível congelar os pedacinhos para usar quando e como preferir.

Tubérculos como beterraba e cenoura podem ficar na geladeira, mas se forem guardados fora de refrigeração, também apresentam alta resistência à deterioração. A dica da nutricionista é colocar esses alimentos com casca, em pé, dentro de um recipiente com água na geladeira, para manter o frescor e a crocância.

Quando mantido em temperatura ambiente, o tomate pode ser consumido de três a sete dias com a mesma firmeza, cor, textura, sabor e aparência. Se mantido em geladeira, o prazo aumenta, podendo durar até de nove a dez dias.

Verduras: dentro!
Para durarem mais tempo é só colocá-las, após lavadas e secas, em potes de vidro ou de plástico com papel toalha entre as folhas. Deste modo, o papel toalha absorve a umidade dentro dos recipientes, o que prolongará a vida útil desses alimentos.

Por que cebola não deve ser guardada com outros vegetais? Mesmo inteira e com casca, a cebola libera gases que podem acelerar o apodrecimento de vegetais que ficam próximos à ela - e é por este motivo que o alimento deve ser guardado separadamente, de preferência fora da geladeira.

Por isso, uso um mini processador de alimentos e pico uma quantidade para vários dias. Coloco num pote de vidro com tampa e deixo na geladeira. Às vezes, para ajudar na conservação, adiciono um pouco de óleo de cozinha ou um pouquinho de sal. Mas de forma geral, esta mistura conserva muito bem!

O correto é guardar em um local seco e arejado, e consumir em até sete dias. Se você cortou a cebola e não usou ela inteira pode guardar o restante por mais dois dias em um pote fechado.

Eis uma dúvida muito comum: os ovos devem ficar dentro ou fora da geladeira? Guarde a resposta: dentro da geladeira sempre, mas não na porta! O ideal é mantê-los fechadinhos dentro da caixa sem lavá-los, e guardá-los no fundo da geladeira, onde eles sofrem menos exposição ao calor no abre-e-fecha da porta.

Existe um truque caseiro muito conhecido na internet é supostamente para aliviar ou diminuir tosses e coriza. Como o título diz, o truque consiste em colocar uma cebola cortada perto da cama, em uma mesa de cabeceira, por exemplo, e deixar durante toda a noite.

Ela pode ser usada como tempero (aliás, é um dos mais comuns na cozinha brasileira) ou como ingrediente de diferentes receitas, como em tortas, quiches, pães, sopas, arroz, risotos, biscoitos e patês. Também pode ser acrescentada ao sanduíche – caramelizada, fica uma delícia!

Existem algumas dicas que podem te ajudar a amenizar o sintoma e descansar melhor, um cuidado fundamental para melhorar em quadros de infecções respiratórias.

  1. Cuide da umidade do ar. ...
  2. Evite agentes alérgenos. ...
  3. Aumente a ingestão de água. ...
  4. Evite comer antes de se deitar. ...
  5. Mantenha a cabeça elevada ao dormir.

O alho, se bem armazenado, pode durar bastante tempo. Para armazenar de forma correta, guarde-o em local arejado e distante de contato direto com o sol.

Congelar cebola crua
Remove a casca das tuas sobras de cebola e corta-as em pedaços do tamanho que quiseres. Abaixo mostramos-te qual o tamanho mais prático para os pedaços de cebola a congelar.

Dez minutos

Portanto, lembre-se de ter ao lado da sua tábua uma tigela com água e gelo para mergulhar a cebola instantaneamente. Dez minutos é o tempo suficiente para deixar o sabor mais leve. Depois, basta escorrer, secar e usar no prato que quiser.

Não pode guardar batata na geladeira!
Ou seja, quem tem o costume de guardar a batata dentro da geladeira porque acredita que ela vai durar mais pode parar, porque é o contrário que acontece! Além de estragar mais rápido, a umidade e a temperatura mudam completamente a textura e o sabor da batata.