Onde foi inventado o charque?

Perguntado por: rhipolito . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Conta a história que o charque foi produzido pela primeira vez em solo gaúcho por volta do ano de 1777 por José Pinto Martins – um português que fez valer o conhecimento obtido no Ceará em preparar carne de sol.

Na realidade, a palavra vem do quíchua, "ch'arki". Esse tipo de carne é preparada com o seguinte procedimento: colocar sal na carne e colocá-la ao sol para secar com o intuito de mantê-la própria para o consumo. Esse procedimento era feito pelo império inca desde por volta dos anos 1550.

O charque de hoje é feito com carne bovina, principalmente de vitela ou carne jovem, de cortes menos nobres, como acém ou músculo.

O início da produção do charque foi no Nordeste, cuja ocupação do seu interior no fim do século XVII, depois da Guerra dos Bárbaros, se intensificou com a implantação das estâncias de gado. O charque era produzido, assim como no Altiplano Andino, para a manutenção da carne.

Feito com cortes bovinos, é típico da região Sul. Ele recebe uma camada de sal de cada lado e depois é pendurado em um local arejado para secar. Às vezes, inclusive, esse processo acontece em cima de fornos a lenha, o que deixa o ingrediente com um toque defumado.

No Brasil a primeira menção à carne-seca foi no século XVII, pelo navegador francês Pyrard de Laval (1578-1623), que chegou na Bahia e relatou sobre a tão apreciada carne: “É impossível terem-se carnes mais gordas e tenras e de melhor sabor. Verdade é que são os mais belos e os maiores bois do mundo.

Você sabia que a carne seca existe há mais de 5 mil anos? Também conhecida como charque ou jabá, há registros de sua existência no Antigo Egito e alguns pesquisadores acreditam que ela já existia inclusive na pré-história. No Brasil, praticamente todos os principais eventos históricos tiveram a presença desse alimento.

charque... jabá .. seja lá qual for o nm mas sei q er uma delícia ... Aqui em vila velha chamamos de carne seca.

A receita surgiu a partir de uma adaptação feita pelo português José Pinto Martins, em 1777. Ele quis aproveitar o gado que era abatido apenas para uso do couro e deu um toque especial à receita de carne de sol que aprendeu quando morou no Ceará.

Comer carnes cruas aumenta a chance de intoxicação alimentar, já que o cozimento é um dos processos que ajudam a matar microrganismos nocivos das comidas. — O perigo tem a ver com o risco de infecções gastrointestinais por bactérias, vírus e até protozoários — diz a nutricionista Larissa Cohen.

Sim, a carne de cavalo pode ser consumida no Brasil. De acordo com o artigo 10 do Decreto 9.013, de 2017, os equinos são considerados como espécies de açougue, portanto, sem impedimentos para consumo. A carne pode ser consumida desde que os animais sejam abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária.

carne bovina

São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação.

O charque tem um processo de salga muito semelhante ao da carne seca, porém ele fica ainda mais tempo exposto ao sol. Isto confere ao charque uma textura mais firme que a carne seca, que é mais maleável. Por conta disso, o charque precisa de muito tempo de molho para a dessalga. Como é feito a carne de sol?

boi

Para a elaboração do charque é preciso, antes de tudo, optar por uma carne que tenha gordura. Os cortes utilizados geralmente são os menos nobres da parte dianteira do boi. Atualmente o charque também é feito com cortes nobres como alcatra e contrafilé.

Para preparar o charque, a salga e a exposição ao sol são intensas, enquanto a carne de sol é preparada artesanalmente, levando menos sal que as outras carnes dessecadas.

A principal utilização da carne de cavalo na Europa é na forma de embutidos. As qualidades da carne de cavalo permitem uma excelente liga em salames e mortadelas, inclusive dispensando produtos químicos que são utilizados quando os produtos são fabricados com outros tipos de carne.

As charqueadas ocasionaram a maior fonte de riqueza durante o período colonial, não marcando somente as atividades econômicas, mas determinando também as condições trabalhistas, sociais e raciais. Charqueada é o local onde era produzido a carne salgada e seus subprodutos.

Significado de Charque
substantivo masculino Carne de vaca, salgada, seca ao sol, e cortada em tiras finas; carne-seca, jabá. Preparação ou modo de preparo dessa carne. Refeição preparada com essa carne. Etimologia (origem da palavra charque).

Significado de Jabá
substantivo masculino Carne salgada e seca ao sol; charque, carne-de-sol, carne-seca. Etimologia (origem da palavra jabá). De origem desconhecida. substantivo masculino Dinheiro que se oferece ao adversário em troca da vitória; jabaculê.

R$ 25,90 un.