Onde foi gravada a última cena de Pantanal?

Perguntado por: ezaganelli4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

As últimas cenas da novela Pantanal foram gravadas nesta sexta-feira (30), nos Estúdios Globo. E o clima era duplo: de festa e tristeza. Atores se abraçavam enquanto outros retocavam a maquiagem borrada por causa das lágrimas.

O fazendeiro tem um final trágico após o casamento com Filó (Dira Paes). Após sentir alguns sintomas estranhos, ele se recusou a fazer todos os exames. Com isso, sua doença acabou se agravando, a ponto de levá-lo a um infarto. O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa.

Mas precisei comprar os fundos da fazenda para ela me vender a parte na beira do rio. Aí fui virando fazendeiro também”, relembra Almir. A propriedade de Almir Sater, aliás, pode ser considerada uma aliada da ideia de nascer um remake de Pantanal, um clássico da Manchete.

Veja! Vale lembrar que as gravações “in loco” no Pantanal foram finalizadas em junho e passaram a ser feitas no Rio de Janeiro. No Pantanal, a tapera de Juma era, na verdade, uma construção abandonada dentro da fazenda de Almir Sater, que interpreta Eugênio nesta versão, mas viveu Trindade na versão de 1990.

A cena inédita não foi exibida na novela, que chegou ao fim na última sexta-feira (7/10). A emissora optou por cortar a cena em que Filó encontra o esposo sem vida e mostrou somente a hora em que o fazendeiro passa mal. José Leôncio morreu após ver a foto do seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado).

José Leôncio morreu logo após conseguir ver o Velho do Rio no retrato feito por Jove (Jesuíta Barbosa). O peão morreu sorrindo de felicidade por finalmente ter visto o pai desaparecido na imagem. Ao acordar, Filó, que estava usando uma camisola branca, percebe o marido deitado no sofá e repara que ele não respira mais.

Novela chegou ao fim na noite de sexta-feira, 7
Filó (Dira Paes) chega na sala de casa e encontra o corpo do marido no sofá e se apavora. A cena foi cortada da edição final justamente porque o capítulo estava imenso, com quase duas horas de duração.

Tadeu

Tadeu sai com o cavalo atrás dos irmãos e passa Jove. Perto da linha de chegada, ele consegue alcançar José Lucas. Sendo assim, Tadeu fica com a sela de prata em Pantanal. O rapaz trata o artefato como a coisa mais valiosa que já ganhou.

Thommy Schiavo é multifacetado e foi muito importante para os atores em Pantanal. Além de viver o peão Zoinho na trama, ele também ensinou os personagens a andarem a cavalo e contou como chegou na trama.

Então, Tadeu aceita ficar com a sela - mesmo não sendo um Leôncio de sangue. Quanto à administração das posses, o fazendeiro opta por dividir igualmente entre os três filhos. Na nova versão de Pantanal, Tadeu vence os irmãos na corrida e se mostra digno da sela de prata.

José Lucas (Irandhir Santos) ficará entre a vida e a morte após ser baleado por Solano (Rafa Sieg) em Pantanal. O desaparecimento do primogênito deixará José Leôncio (Marcos Palmeira) em pânico na novela das nove da Globo.

“, questiona o marido de Filó, vendo em seguida a imagem de Joventino pai em um quadro. É quando ele sofre um infarto fulminante e morre.

Para a tristeza de muitos, José Leôncio (Marcos Palmeira) morrerá no último capítulo de “Pantanal”, que irá ao ar nesta sexta-feira, 7 de outubro.

Além das seis fazendas que serviram de cenário para a novela Pantanal na região de Aquidauana, o folhetim também foi gravado no Rio de Janeiro.

Entenda. No último capítulo de “Pantanal”, Filó (Dira Paes) herdará sina de José Leôncio (Marcos Palmeira) depois que ele morrer. O fazendeiro finalmente encontrará o pai (Osmar Prado) e se transformará no novo Velho do Rio.

rio São João

Conhecido como Pantanal Fluminense o rio São João, em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, foi o cenário escolhido para as gravações finais da novela Pantanal.

Muda (Bella Campos) disse a Juma que pressente morte na fazenda. Solano se abrigou na tapera, sem saber que é a casa de Juma. Zuleica (Aline Borges) acusou Tenório de sentir ciúme de Maria Bruaca (Isabel Teixeira). No instante em que Solano sacou a arma, as luzes da tapera se extinguiram por completo.

Juma pode ter até virado onça algumas vezes em Pantanal, mas nunca como na cena exibida nesta quinta-feira (22/9). A personagem de Alanis Guillen incorporou o animal e matou Solano, matador profissional que queria assassinar a família Leôncio. A cena chamou atenção dos telespectadores e ganhou elogios na internet.

Nos últimos capítulos, Jove e Juma se acertarão e a protagonista deixará a tapera para viver definitivamente com o marido na fazenda. Só que a selvagem fará um grande pedido para o sogro: ela suplicará que ele não derrube a tapera para preservar a memória dos seus pais. Ele atenderá o pedido e o local ficará intocável.

Impossível não ter se emocionado com o final de “Pantanal”, novela das 9 que teve seu último capítulo exibido nesta sexta, dia 7/10. O tão aguardado reencontro de José Leôncio (Marcos Palmeira) com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), aconteceu nos minutos finais da novela e foi uma sequência de arrancar lágrimas.