Onde foi fundada a primeira sinagoga?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Foi a primeira sinagoga das Américas.
...

Sinagoga Kahal Zur Israel
LocalidadeRecife
LocalizaçãoRecife - Brasil
[edite no Wikidata]

O registo mais antigo que se conhece de uma sinagoga data do século III a. C. e é do Egito. Tornou-se também hábito fazer os estudos das Leis nestes locais, pelo que as sinagogas foram proliferando.

A Sinagoga de Jericó, a mais antiga sinagoga do judaísmo dito 'padrão' a ter sido datada com segurança, foi construída entre 70 e 50 a.C., num palácio real de inverno nas proximidades de Jericó.

A primeira sinagoga do Brasil, a Kahal Zur Israel, foi fundada em Recife, quando chegaram ao Brasil os holandeses.

A Kahal Zur Israel (Congregação Rochedo de Israel) foi a primeira sinagoga das Américas. Funcionou em Pernambuco durante o período de dominação holandesa (1630 a 1657).

A maior sinagoga do mundo está em Nova York. Não à toa, a maior população judaica do mundo fora de Israel está na cidade, com 1,5 milhão de judeus. Os outros dois templos também ficam em países de forte cultura judaica.

Referências acerca das primeiras sinagogas como centros comunitários locais, tanto em Israel como na diáspora, datam de pelo menos dois ou três séculos antes da destruição do Segundo Templo, que ocorreu em 70 EC.

sinagoga de Cafarnaum

"Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga de Cafarnaum e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento: pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres". Assim se lê no evangelho de hoje, 4º domingo do tempo comum (Mc 1, 21-28).

Quando traduzimos a palavra sinagoga para o Hebraico, a palavra utilizada para expressar a ideia é “Beit Knesset”, que significa literalmente, “casa de assembleia”.

Um pouco de história. Em 1700, um grupo de judeus sefarditas da Espanha e de outras partes da Europa construiu uma sinagoga no bairro judeu de Jerusalém. No entanto, os judeus não conseguiram pagar as dívidas contraídas para sua construção e apenas vinte anos depois os árabes incendiaram a sinagoga.

1. Templo de culto judaico. 2. Assembleia religiosa de judeus.

de cerca de 70 sinagogas nos bairros aonde se estabeleceram e, assim, da própria cidade como um todo. os dias de hoje, tornando-se parte importante da sua história.

Chamava-se Kahal Kadosh Zur Israel, isto é, a Santa Comunidade do Rochedo de Israel, e se localizava na rua do Bode ou dos Judeus durante a conquista holandesa.

Construída na década de 1850, a Sinagoga da Rua Dohány é a mais imponente sinagoga da Europa e a segunda maior do mundo.

No século I da era comum havia cerca de 394 ou 480 na região de Jerusalém somente. A sinagoga mais antiga a ter um registro seria aquela de Jericó, perto das ruínas de um palácio Hasmoneus, descoberta junta a uma piscina de mikvah perto do Kelt Wadi pelo professor Ehud Netzer e primeira do século a.C..

Sempre que o faz coletivamente aqui, na sinagoga, é obrigatório ter um Minian (contagem em hebraico), um quórum de dez ou mais homens judeus de maior idade, para ter um serviço religioso completo. A entrada no Shabat (descanso), o sábado, é feita em todas as sinagogas do Mundo, por todos os judeus.