Onde foi feito o primeiro doce?

Perguntado por: aflores . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Onde foi criado o primeiro doce? Segundos os historiadores o primeiro registro de um doce é do primeiro século antes de Cristo: Uma iguaria que era feita na Sicília, lá na Itália! Que lembrava um cannoli.

Os primeiros doces genuinamente brasileiros foram o pé-de-moleque, a paçoca, a rapadura, a cocada, o quindim e os bolos de mandioca.

É inegável a influência da pâtisserie francesa na confeitaria brasileira e mundial através dos seus doces refinados e modernos como profiteroles, macaron, crème brûlée e outros. No Brasil, a produção de açúcar teve grande importância na economia e expansão do país na época do Brasil colônia.

Os primeiros registros quanto aos doces datam o século I a.C: o grande filósofo romano Cícero cita ter comido na Sicília um “Tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus”, ou seja, deliciosos tubinhos de massa de farinha, muito doces, recheados com leite, descrição que imediatamente faz pensar a um dos doces ...

asure

Hoje, serve-se a sobremesa em tigelas, decorada com canela em pó, lascas de amêndoas e sementes de romã. Se acreditarmos na versão, trata-se do doce mais antigo do mundo. Chama-se asure (em turco) ou ashure, palavra derivada do árabe ashura, que significa décimo.

Segundos os historiadores o primeiro registro de um doce é do primeiro século antes de Cristo: Uma iguaria que era feita na Sicília, lá na Itália!

A tradição nasceu com o colonizador português que, junto com as primeiras mudas de cana-de-açúcar, também trouxe o hábito de comer doce.

Os primeiros bolos teriam sido uma espécie de pão, feitos com massa de trigo. Durante a cerimônia, esse pão era quebrado, como uma benção, sobre a cabeça da noiva, para que ela tivesse vida longa e muitos filhos.

Os primeiros doces genuinamente brasileiros foram o pé-de-moleque, a paçoca, a rapadura, a cocada, o quindim e os bolos de mandioca.

Taumatina – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mas não é só isso, a loja dos M&Ms de Londres é também a maior loja de doces do mundo!

Atualmente, Beca Milano é jurada de dois realities apresentados pelo SBT e Discovery H&H, o Bake Off Brasil e o Fábrica de Casamentos. Ela se destaca pela criatividade e inovação, transformando bolos, chocolate e açúcar em verdadeiras obras de arte.

Egito Antigo

A história do bolo começa no Egito Antigo
Lá, o produto era preparado com pão adoçado com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Depois da expansão do Império Romano, eles se aperfeiçoaram na técnica da fermentação e implementaram na produção. Assim, batizaram de "bolo" por parecer como uma bola.

Na Índia do século 5, aproximadamente. Foi lá que se desenvolveu a técnica de solidificar o caldo extraído da cana-de-açúcar e transformá-lo em cristais granulados. Um dos primeiros nomes que a novidade recebeu foi “sarkara”, que significa, em sânscrito, “areia grossa”.

ORIGENS Originário da Nova Guiné, desde o século XI até o século XVII, o açúcar era um produto caro, desejado, a ponto de ser dado como dote nos matrimônios.

É perceptível que o doce que os brasileiros mais gostam é o brigadeiro. A tradicional sobremesa brasileira é uma das mais famosas no mundo. Existem vários vídeos de estrangeiros reagindo ao doce ou mesmo tentando fazer a receita. Mas antes mesmo do brigadeiro, o chocolate é o mais amado pelos brasileiros.

A comercialização da confeitaria que se pode verificar hoje começou com a influência dos imigrantes franceses, italianos, portugueses e alemães e, com a introdução de novos equipamentos e máquinas que facilitam o trabalho do confeiteiro, passou a ter mais tempos para desenvolver receitas requintadas, melhorando a ...

Na língua portuguesa, sobremesa decorre da construção morfológica de sobre + mesa, com sobre significando após, depois, aquilo que sucede e mesa significando a refeição principal que se consome à mesa. Portanto, sobremesa significa depois da mesa ou aquilo que sucede a refeição principal.

A origem do doce de leite é incerta, mas está ligada à rápida expansão na produção de sacarose de cana de açúcar nas ilhas ibéricas atlânticas, no século XV, e no Brasil, América Central e Antilhas a partir do século XVI e à possibilidade de seu uso para preservação do leite.

O confeiteiro prepara e cria receitas de bolos, doces, biscoitos, salgados, canapés, sorvetes, caldas, tortas, cupcakes, recheios e coberturas.