Onde foi criado a sopa?

Perguntado por: dsouza2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Estima-se que a origem da sopa remonte à pré-história antes mesmo da descoberta do fogo, como uma forma de amaciar carnes e vegetais mais duros. Ela teria surgido casualmente em regiões vulcânicas onde se formavam poças de água quente.

Segundo historiadores, os caldos surgiram antes das sopas, como uma forma de cozinhar carnes e vegetais que crus, são muito duros, conferindo a eles uma forma diferenciada e um sabor mais apurado.

Portugal

A origem do caldo verde
As receitas de caldo verde começaram a aparecer no século XV, do outro lado do oceano, em Portugal. O prato, originalmente uma sopa de couve-galega, acabou sendo espalhado pelos países em que o povo português passou. Por isso, o caldo criou raízes em terras brasileiras.

QUEM DISSE QUE SOPA NÃO É JANTA? É janta sim.

A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus e de povos indígenas e africanos. Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses.

Alimento cultivado e consumido pelos índios, a mandioca foi o primeiro produto da terra que os portugueses conheceram. Essas tribos cultivavam mandioca e aprenderam a fazer pratos como tapioca e farofa. A mandioca também é moída e misturada com migalhas de pão, dando origem a farinha de rosca.

Pizza portuguesa. Essa é outra comida cujo nome engana. A pizza com presunto, ovo, cebola, ervilha e mussarela foi inventada no Brasil — e é um dos sabores mais pedidos em todo o país. Dizem que ela foi criada em uma padaria paulistana na qual trabalhavam imigrantes portugueses, por isso o nome.

Comida do Pará é eleita a melhor do Brasil pelos turistas...

  • Jornal da Record.
  • 04/08/2017 - 00h01 (Atualizado em 25/05/2022 - 16h54)

Sopa: geralmente é mais nutritiva, porque é feita com muitos ingredientes (legumes, vegetais, carne, arroz, massa, etc.). É uma boa opção como prato principal. Caldo: é mais leve e com poucos ingredientes, ideal para entradas e acompanhamentos.

Criado pelos índios guaranis, esse prato consiste em um caldo de milho debulhado ou ralado, rico em sabores e temperos. A transformação gastronômica dele, de acordo com uma das versões da história, é mérito do primeiro presidente do Paraguai, Carlos Antonio López.

Feijoada teve origem no século XIX com base em cozido feito por portugueses. Ideia de que a refeição foi criada por escravos não é verdadeira. Costume de comer às quartas e sábados pode ter vindo de hotéis cariocas.

Os caldos são pratos típicos da América do Sul, o de feijão, especificamente, tem sua origem no Peru, mas se popularizou por aqui, tanto como saída para os dias frios quanto como acompanhamento para pães e torradas.

ANTIGUIDADE - Foi na Nova Guiné que o homem teve o primeiro contato com a cana-de-açúcar. De lá, a planta foi para a Índia. No "Atharvaveda", o livro dos Vedas, há um trecho curioso: "Esta planta brotou do mel; com mel a arrancamos; nasceu a doçura.....

Dizem que a origem do consumo do caldo de cana entre os brasileiros está ligada à exploração da cana-de-açúcar e ao processo de produção da cachaça no país, que foi aprimorado desde a descoberta do vinho da cana, conhecida como garapa azeda.

As sopas são livres de gordura e ricas em proteína
Realmente, boa parte das receitas tem poucas calorias, visto que são feitas predominantemente com ingredientes leves.

As sopas são ótimas opções de refeições saudáveis para ajudar no emagrecimento, pois são ricas em fibras, vitaminas e minerais, melhorando o trânsito intestinal e o bom funcionamento do organismo, além de terem poucas calorias.

Tem gente que ama tomar sopa à noite, outros acham que o prato não sacia a fome. No entanto, a escolha certa de ingredientes pode transformar a sopa em uma excelente escolha para o jantar, facilitando a digestão antes da hora de dormir e auxiliando no processo de emagrecimento.

feijoada

Considerada por muitas pessoas o prato nacional, a feijoada é muito consumida em vários países de língua portuguesa. A receita original surgiu no norte de Portugal e se espalhou pelo mundo no período das grande navegações.

Espaguete

De acordo com pesquisas do setor alimentício, o macarrão está presente em 98,7% dos lares brasileiros, sendo, o espaguete, o grande expoente de vendas da categoria, representando cerca de 60% desse total.

A lista das melhores culinárias do mundo coloca a comida italiana em primeiro lugar. O posto foi conquistado considerando iguarias como o queijo parmigiano reggiano, o presunto cru, o risoto com funghi porcini e o pesto genovês.