Onde foi criado a química?

Perguntado por: rcorte5 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

A química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química foi vista pela primeira vez na obra do cientista irlandês Robert Boyle: The Sceptical Chymist.

Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .

Química enquanto ciência
Já a história da ciência química surge no Século XVII, a partir dos estudos de alquimia. Nessa época, a humanidade tinha uma preocupação muito grande com a salvação e a divindade.

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque fez descobertas fundamentais baseadas em observações detalhadas e planejamento preciso de experimentos. Antoine Laurent Lavoisier nasceu em Paris em 26 de agosto de 1743.

Antonie Laurent Lavoisier foi um cientista francês, que ficou conhecido como “O Pai da Química”, nasceu em 26 de agosto de 1743, na capital francesa, Paris.

Pode-se afirmar que a aventura da química começa, no Brasil, com a criação do Laboratório Químico-Prático do Rio de Janeiro (1812-1819) cujo propósito era o desenvolvimento de pesquisas químicas com finalidade comercial.

A Química é a área que estuda a matéria, analisando suas propriedades, constituição, transformações e a energia envolvida nesses processos. Assim, podemos afirmar que a matéria é o principal objeto de estudo da Química.

Através da Química é possível estudar as substâncias naturais e aproveitá-las. Mas também, pode-se produzir materiais em laboratório. Veja o exemplo do tênis, produto que contém materiais, de origem natural ou sintética, que foram transformados pelo homem para criar um bem de consumo para sociedade.

Antoine Laurent Lavoisier

Lavoisier – O Pai da Química Moderna. Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque fez descobertas fundamentais baseadas em observações detalhadas e planejamento preciso de experimentos. Antoine Laurent Lavoisier nasceu em Paris em 26 de agosto de 1743.

Provavelmente, a primeira reação química do qual a humanidade obteve controle foi a combustão da matéria. Lentamente outros processos de transformação da matéria como a metalurgia e a produção de alimentos como vinhos e queijos foi aprimorado ainda que de modo rudimentar.

De acordo com o CNPQ, os ramos da Química se dividem em: química orgânica, química inorgânica, físico-química e química analítica.

Podemos dizer que Robert Boyle e Antoine Laurent Lavoisier foram primordiais para a consolidação e transição da Química para o patamar de Ciência.

O primeiro curso oficial de Química foi oferecido pelo Instituto de Química no Rio de Janeiro, em 1918. Em 1920, foi criado o curso de Química Industrial Agrícola associado à Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, vindo a formar, em 1933, a Escola Nacional de Química no Rio de Janeiro.

A Química surge com a evolução da racionalidade cientifica ocidental e tem sua origem na alquimia. A alquimia como “pré-ciência” que estuda a transformação sabidamente ao longo de quinze séculos, se sujeita aos seus próprios princípios e “se transforma” para a ciência química.

As contribuições de Vicente Coelho de Seabra Silva Telles (1764-1804), o primeiro químico moderno brasileiro, são tema de um capítulo, que se refere inicialmente à sua primeira obra, Dissertação sobre a fermentação (1787).