Onde foi criada a placa Arduino?

Perguntado por: fteixeira7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O primeiro lançamento do Arduino ocorreu na Itália, em 2005, com o modelo Serial Arduino. Ele foi criado e projetado pelos pesquisadores David Cuartielles, David Mellis, Gianluca Martino, Massimo Banzi e Tom Igoe com o objetivo de aumentar a acessibilidade da prototipagem eletrônica.

O Arduino é bem conhecido por ser um leitor de sensor diferente, como termômetro, som, calor, etc. e, portanto, pode ser usado em residências e em todos os tipos de instalações industriais.

O Arduino serve para facilitar o aprendizado de programação, ensinando as pessoas a desenvolverem projetos de eletrônica e de robótica, automatizar escritório, criar um novo brinquedo ou jogos, etc.

O que é Arduino? O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open source. Na prática, ele é formado por uma placa eletrônica expansível que pode ser utilizada para o desenvolvimento de protótipos, ou seja, para adicionar inteligência em qualquer coisa e até controlá-la remotamente.

Arduíno é uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto. O projeto, surgido na cidade de Ivrea, na Itália, em 2005, inclui hardware e software livre e visa oferecer ferramentas adaptáveis e de baixo custo para a criação de projetos interativos de diversas ordens.

A placa básica do Arduino possui uma série de sensores, o que permite a integração com outros dispositivos e a interação com outros aparelhos. Ou seja, ele pode funcionar através da sua própria interface ou interagir com outros aplicativos instalados no computador.

5 projetos que você pode fazer com Arduino

  • Sistema de fechadura por senha. ...
  • Sensor de umidade no solo. ...
  • Robô com autobalanceamento. ...
  • Leitor de temperatura e umidade. ...
  • Alarme com sensor de movimento.

O primeiro lançamento do Arduino ocorreu na Itália, em 2005, com o modelo Serial Arduino. Ele foi criado e projetado pelos pesquisadores David Cuartielles, David Mellis, Gianluca Martino, Massimo Banzi e Tom Igoe com o objetivo de aumentar a acessibilidade da prototipagem eletrônica.

A principal vantagem do uso do Arduino na montagem de robôs é que ela permite que mesmo crianças e jovens iniciantes no mundo da tecnologia e robótica possam iniciar projetos super criativos, que vão desde um carrinho básico até robôs mais completos.

O Arduino é um processador de oito bits, o que significa que ele manipula um byte por vez. Um byte por ter valores de 00000000 a 11111111, ou zero a 255 em decimal.

O nome Arduino vem de um bar em Ivrea, Itália, onde alguns dos fundadores do projeto costumavam se reunir. O bar foi nomeado após Arduíno de Ivrea, que foi o marquês da Marca de Ivrea e Rei da Itália de 1002 a 1014.

O Hardware do Arduino
Núcleo CPU – Um micro computador responsável por dar vida à placa. Entradas e Saídas – A CPU vem completa com diversos “dispositivos” embutidos dentro do chip. Pinos com Funções Especiais – Alguns pinos possuem hardware embutido para funções especiais.

Os tipos de Arduino são divididos em modelos de placas, entre elas, Arduino Uno R3, Uno SMD, Arduino Mega 2560, Nano, Micro, LilyPad, Mini, Arduino DUE, Duemilanove, Arduino ADK, além das incontáveis versões compatíveis desenvolvidas pelos mais diversos fabricantes ao redor do mundo.

Malbolge

Embora não tenha uma competição oficial que defina qual é a linguagem mais difícil de todas, quase todos os programadores têm essa resposta na ponta da língua: Malbolge. Criada em 1998 por Ben Olmstead, ela foi desenvolvida justamente com o objetivo de ser complicada e não facilitar em nada a vida dos programadores.

O Arduíno foi criado em 2005 pelo professor Massimo Banzi na Itália. Banzi queria ensinar para seus alunos conceitos de programação e de eletrônica, porém enfrentava um problema, não havia placas de baixo custo no mercado, e portanto isso dificultaria a aquisição do produto por todos os seus alunos.

E o que é o Arduino? O Arduino é uma incrível plataforma de prototipagem rápida que facilita o desenvolvimento de novos projetos de automação e robótica, tanto de hardware quanto de software.

O consumo de corrente através da porta USB (alimentação 5V) é de aproximadamente 75 mA (Arduino Mega rodando o programa de exemplo Blink). Cada porta digital do Arduino Mega pode suportar até 20 mA e ser usada como entrada ou como saída.

Arduino Uno

Arduino Uno: Esse é o microcontrolador mais popular dentre os Arduinos. Possui um ATMEGA 328 com velocidade de clock de 16Mhz, memória flash de 32 KB, SRAM de 2KB e EEPROM de 1KB. Contém 14 pinos digitais, sendo que 6 podem ser usados como PWM(~), e 6 analógicos.

O Arduino Uno é indiscutivelmente o Arduino mais popular. Ele é alimentado por um processador Atmega328 operando a 16 MHz, inclui 32 KB de memória de programa, 1 KB de EEPROM, 2 KB de RAM, possui 14 pinos digitais (I/O), 6 entradas analógicas e barramentos de alimentação de 5 V e 3,3 V.