Onde foi a primeira igreja?

Perguntado por: iguterres5 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Arqueólogos anunciaram ter encontrado uma caverna no norte da Jordânia que pode ser a igreja cristã mais antiga do mundo, usada por discípulos de Jesus Cristo no primeiro século depois de sua morte. Segundo especialistas, as igrejas mais antigas conhecidas datam do século 3 da era cristã.

6 de abril de 1830

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi organizada em 6 de abril de 1830 em Fayette, Nova York. Com o crescimento da Igreja, novos conversos uniram-se a ela em Ohio e Missouri.

A palavra igreja vem do grego ekklesia, «assembleia», pelo latim ecclesia-, «assembleia do povo; igreja». Trata-se de «edifício destinado ao culto de uma religião, especialmente cristã; comunidade dos fiéis de determinada religião; autoridade religiosa» (cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003 da Porto Editora).

Segundo especialistas, as igrejas mais antigas conhecidas datam do século 3 da era cristã. O local é uma caverna subterrânea datada do período entre 33 d.C. e 70 d.C. encontrada embaixo da Igreja de São Jorge, na cidade de Rihab, no norte da Jordânia.

As origens dos protestantes. A corrente religiosa conhecida no Brasil como evangélica deriva de um movimento que começou oficialmente em 1517. Naquele ano do século 16, o monge católico e teólogo alemão Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg (Alemanha) suas "95 Teses".

A pesquisadora ressalta, contudo, que não é verdade que Pedro tenha sido o fundador da primeira comunidade cristã de Roma.

A Igreja nunca mais será tirada da Terra. Sua missão é levar a verdade a todas as pessoas. Há milhares de anos, o Senhor disse que Ele “(levantaria) um reino que não (seria) jamais destruído; e este reino não (passaria) a outro povo; (…) mas ele mesmo (subsistiria) para sempre” (Daniel 2:44).

Martinho Lutero

Há 500 anos, Martinho Lutero, então um clérigo católico romano, nascido na cidade alemã de Eisleben, se insurgia contra o Vaticano e proclamava que não era preciso uma intermediação de um padre para colocar um homem em contato com Deus.

Em Hebreus, capítulo 10, verso 25, diz assim: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima". Estar no culto é cumprir o que Senhor nos ordenou: congregar. Quando nos reunimos, congregamos.

Jesus estabeleceu Sua Igreja quando esteve na Terra. Ela foi chamada de Igreja de Jesus Cristo (ver 3 Néfi 27:8), e os membros foram chamados de santos (ver Efésios 2:19–20).

Belém

Cidade santa para três religiões monoteístas
No coração de Belém, a Igreja da Natividade, construída no século IV no lugar de nascimento de Jesus, atrai peregrinos cristãos e muçulmanos. A gruta sob a igreja é uma cripta retangular pavimentada com mármore.

O termo certo é Igrejas evangélicas, no plural: são igrejas cristãs que têm a sua origem histórica e teológica na Reforma (protestante). Com base doutrinal apenas e só na Bíblia, denominam-se genericamente evangélicos.

A Igreja de São Francisco de Assis do Outeiro da Glória é considerada a primeira igreja erguida no Brasil, construída no ano de 1503, em taipa, pelos dois frades franciscanos que chegaram em Porto Seguro na ocasião de uma das expedições de Gonçalo Coelho.

A religião evangélica é uma vertente da protestante. Gidalti Guedes: O segmento religioso que é conhecido hoje no Brasil como evangélico tem sua origem na tradição das igrejas herdeiras da reforma protestante. Essa reforma ocorreu no século XIV e deu origem a diversas vertentes da religião protestante.

No documento "Lumen Gentium", promulgado pelo concílio em 1964, firmou-se a posição de que "a verdadeira Igreja de Cristo subsiste na Igreja Católica".

Igreja Reformada Potiguara (1625 1692): a primeira igreja protestante do Brasil.