Onde foi a maior chacina do Brasil?

Perguntado por: sconceicao . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O massacre do Carandiru foi uma chacina realizada após uma ação policial no Carandiru, uma antiga penitenciária que existia em São Paulo, em 2 de outubro de 1992.

Uma briga entre facções de presidiários é o estopim para um confronto generalizado no interior da Casa de Detenção de São Paulo, que resultou num massacre que envergonharia o Brasil: 111 presos mortos e 110 feridos. Muitos corpos foram encontrados com as mãos sobre as cabeças, em sinal de rendição, ou algemados.

111

Em 2 de Outubro de 1992, ocorreu o episódio que ficou marcado como o Massacre do Carandiru. O estado de São Paulo afirmdeixando 111 detentos mortos, segundo o Estado de São Paulo.

O que aconteceu: Na proporção da população mundial da época em que viveu, o líder mongol Gengis Khan supera qualquer outro genocida: aproximadamente 10% das pessoas que existiam naquele momento perderam a vida em consequência das ações desse líder político e militar.

Assim como a definição de massacre, o termo chacina também diz respeito ao ato de matar muitas pessoas ao mesmo tempo. Assim, as duas palavras podem, em algumas aplicações, ser usadas como sinônimos. O termo chacina, no entanto, ainda pode ser usado para designar o ato de abater o gado para alimentação.

O termo massacre – chacina e assassinato em massa – refere-se a um grande número de pessoas mortas simultaneamente ou em um curto prazo de tempo, por um determinado indivíduo ou por organizações.

Lideradas por Edméia da Silva Euzébio, mãe de Luiz Henrique da Silva Euzébio (16 anos), Vera Lúcia Flores Leite, mãe de Cristiane Souza Leite (17 anos), e Marilene Lima de Souza, mãe de Rosana Souza Santos (17 anos), elas formaram o Mães de Acari, movimento que reivindicou respostas e denunciou o crime em âmbitos ...

Em uma área com mais de 55 mil metros quadrados foi construído o Parque da Juventude, no local onde antes existia o Complexo Penitenciário do Carandiru. O Parque da Juventude foi inaugurado no ano de 2003 e é administrado pelo Governo do Estado de São Paulo.

José Ismael Pedrosa foi o ex-diretor da Casa de Detenção de São Paulo por muitos anos, até o massacre dos 111 detentos em 1990. Ele foi responsável de ter autorizado.

Na tarde do dia 2 de outubro de 1992, por volta das 14h, véspera de eleições municipais, dois detentos brigaram no Pavilhão 9, na Casa de Detenção de São Paulo, um complexo penitenciário que foi construído nos anos 1920, no bairro do Carandiru, na zona norte de São Paulo. O complexo era formado por sete pavilhões.

Carandiru – Vegetação falsa companheira, parasita de árvores. Também era o nome do córrego que passava pela região.

Na chacina que ocorreu há 30 anos, policiais militares invadiram o pavilhão 9 da Casa de Detenção, nome oficial do presídio na zona norte de São Paulo. Mataram 111 detentos e obrigaram sobreviventes a carregarem os corpos.

O ator Luiz Carlos Vasconcelos, que interpretou Drauzio Varella em 'Carandiru', passou por uma preparação dentro do presídio, acompanhando as visitas do médico. Filme completa 20 anos de estreia nesta terça-feira (21). Luiz Carlos Vasconcelos relata que a preparação foi a parte mais difícil e importante do filme.

4 – Genocídio no Brasil: a população indígena Yanomami
No Brasil, o genocídio foi reconhecido como crime a partir da Lei no. 2.889 de 1956.

Quem mais sofreu foram os bósnios.

Mao Zedong – 60 milhões
30 milhões morreram de fome apenas no Grande Salto Para Frente, um esforço de industrialização catastrófico, onde a mão de obra das fazendas foi desviada para a produção de ferro.

Cinco pessoas, incluindo um bebê, foram assassinadas a tiros em uma chacina que aconteceu em São João, no Agreste de Pernambuco, na noite da quinta-feira (26). Outras cinco pessoas ficaram feridas e foram socorridas para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, nessa mesma região do estado (veja vídeo acima).

O Bureau of Justice Statistics define o assassinato em massa como aquele que tira a vida de quatro ou mais pessoas em uma única ocorrência.

IV – qualquer ato de organização criminosa que atentar contra o patrimonio, vida ou a integridade física de pessoa. Pena - reclusão, de doze a trinta anos, além das sanções correspondentes à ameaça ou à violência.

Jovens e adolescentes saíram para se divertir em um sítio, em Suruí, município de Magé, Baixada Fluminense, e dali foram retirados, levados por um grupo de extermínio e nunca mais encontrados.

O grupo de policiais militares que realizou a chacina era conhecido dos moradores de Vigário Geral pelo modo que agia. Eles eram chamados de “Cavalos Corredores” porque entravam na favela correndo, atirando e aterrorizando a comunidade.