Onde ficava a antiga Pérsia?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

O Império Persa se desenvolveu na região do planalto iraniano, onde fica a atual República Islâmica do Irã, mas que, na Antiguidade, era a região vizinha da Mesopotâmia.

A Pérsia se encontrava na região a leste da Mesopotâmia (atual Iraque), no longo planalto do Irã.

O país se chamou Pérsia até o século passado – o nome Irã, que na língua parse significa “terra dos arianos” (uma referência à etnia de seus ancestrais), só foi adotado oficialmente em 1935. Ou seja: o país sempre se chamou Irã. Eram os europeus que chamavam de Pérsia.

Os persas eram descendentes dos indo-europeus, que primeiro começaram a povoar a região ao leste da Mesopotâmia, cerca de 6000 a.C. Acredita-se que essas levas imigratórias se estenderam até 2000 a.C., quando os povos começaram a se estabelecer melhor na região, abandonando o nomadismo.

Alexandre o Grande

A Pérsia foi eventualmente conquistada por Alexandre o Grande em 334 a.C. A Civilização Persa formou o maior Império da Antiguidade Oriental. Por muito tempo os povos Semitas, Hititas, Egípcios e Gregos foram vassalos dos Reis persas.

Durante as Guerras Médicas (ou Greco-Pérsicas), travadas contra os gregos, os persas iniciaram a ruína de sua civilização. Depois de se enfraquecerem com a derrota nas Guerras Médicas, os persas acabaram sendo subjugados pela civilização macedônica.

Imperador persa (558-528 a.C.). Fez do Império Persa um dos maiores e mais importantes do mundo.

Com o passar do tempo, o termo Pérsia começa a ser usado pelos gregos da era clássica e pelos ocidentais para se referir a toda planície do Irã. Apesar disso, o povo que habitava a região a denominava como Irã (terra dos ários). Apenas no ano de 1935 o governo do país começou a utilizar o nome Irã oficialmente.

Em aramaico, o nome Pérsia, significa divisão, desdobramento, ato de repartir. O povo iraniano, para se referir ao próprio país, usava, desde o período sassânida, o termo "Iran", que significa “terra dos arianos”, derivado de Aryanam, forma encontrada em textos persas antigos.

Desenvolvido e expandido durante o Império Persa na Antiguidade, o zoroastrismo se caracterizou como uma religião da dualidade entre o bem e o mal.

Rainha Vasti e sua passagem pela história
Foi Rainha no reinado do Rei Assuero também chamado de rei "Longímano" Artaxerxes da Pérsia, reino que começava nas proximidades da Índia e terminava onde, atualmente, se encontra o Sudão, na África.

Atualmente, os curdos declaram ser os atuais descendentes dos medos.

Por volta do ano 550 a.C., Ciro, o Grande, o primeiro rei persa a ter grande destaque, conquistou o reino da Média e promoveu a unificação dos reinos dos dois povos, os medos e os persas. Teve início com Ciro o império que durou cerca de duzentos anos.

Persépolis

Persépolis, a antiga capital do Império Persa.

Após um decreto do rei persa Ciro, conquistador do império babilónico (538 AEC), cerca de cinquenta mil judeus partiram pela primeira vez em direção à Terra de Israel, liderados por Zorobabel, descendente da Casa de David. Menos de um século depois, o segundo retorno foi liderado por Esdras, o Escriba.

Ciro, o persa

Daniel prosperou, durante o seu reinado e o de Ciro, o persa.

- Xerxes I era um seguido de uma religião antiga da Pérsia conhecida como Zoroastrismo.

O fim do Império Persa passa pela ascensão de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia que assumiu o poder em 336 a.C. Em 334 a.C., ele iniciou uma campanha de conquista territorial que levou ao fim do Império Aquemênida, em 330 a.C., depois que o rei Dario III, derrotado pelos macedônicos, foi morto.

Os persas viviam da agropecuária, da mineração, do artesanato e dos impostos cobrados aos povos subjugados. A construção da Estrada Real propiciou o desenvolvimento do comércio, pois tornou as viagens mais rápidas e seguras.