Onde ficam presos os condenados pelo Tribunal de Haia?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Os indivíduos condenados pelo Tribunal devem cumprir pena nos países que se comprometeram a acatar suas decisões. Portanto, apesar de ficar localizado em Haia, os encarceramentos, para os casos de condenação, não são realizados nesse local, mas sim no país onde o crime foi cometido.

O Tribunal de Haia está ratificado atualmente por 123 países e funciona como última instância no julgamento de quatro tipos de crime. A atuação do tribunal acontece quando é comprovada a falha do judiciário de um determinado país em impor a justiça.

A sede oficial do Tribunal está localizada na Haia, nos Países Baixos, conforme estabelece o Artigo 3.º do Estatuto de Roma. Desde 4 de março de 2016, 123 dos 193 Estados-Membros da ONU ratificaram o Estatuto de Roma e aceitam a jurisdição do TPI (incluindo todos os Estados da União Europeia).

Desse modo, é vedada a extradição de brasileiro nato, mas não a entrega ao Tribunal Penal Internacional.

Até hoje não existem dados de que, depois da aplicação da pena de morte, tenha diminuído a criminalidade dos delitos vinculados a essa pena nos países que a adotavam. E isso também não impede que pessoas pratiquem esses delitos. Não existe mais pena de morte para a maioria dos países da Europa, Oceania.

Condenações realizadas pelo Tribunal de Haia
Entre elas, podemos citar as de maior destaque: Thomas Lubanga: o primeiro condenado pelo TPI, condenado a 14 anos de prisão por realizar crimes envolvendo menores de 15 anos enquanto liderou um movimento rebelde na República Democrática do Congo.

Fake: Tribunal de Haia já está no Brasil para cumprir o artigo 142.

Vale lembrar que os indivíduos condenados pelo Tribunal de Haia podem, sim, ser presos e cumprir pena nos países que se comprometeram a acatar suas decisões. Portanto, o Brasil sendo um destes países, as denúncias contra Bolsonaro, caso ele seja condenado por elas, pode sim, fazer ele ser preso por aqui.

Etimologia. A Haia foi mencionada pela primeira vez em 1242, sob o nome de Die Haghe. No século XV, o nome des Graven hage entrou em uso, literalmente "O Bosque do Conde", com conotações como "A Sebe do Conde, recinto privado ou área de caça".

Tribunal Penal Internacional (TPI)

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu, em 17 de março, um mandado de prisão contra Vladimir Putin por crimes de guerra, incluindo a deportação ilegal de crianças da Ucrânia para a Rússia.

O Tribunal Penal Internacional tem como objetivo julgar indivíduos por violações e crimes cometidos em conflitos ao redor do mundo. Ele segue os acordos feitos na Convenção de Genebra (1949), quando foram assinados tratados internacionais para diminuir as consequências das guerras sobre a população civil.

Atualmente constituem crimes internacionais, segundo o Estatuto do Tribunal Penal Internacional, apenas os seguintes: genocídio; crimes contra a humanidade; crimes de guerra; crime de agressão.

Tribunal de Justiça de São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo é considerado o maior tribunal do mundo em volume de processos.

O órgão ministerial salienta que o julgamento no Brasil por um crime cometido fora do país ocorre quando a persecução penal é transferida pelo Estado estrangeiro à jurisdição brasileira, mediante pedido de cooperação internacional passiva, especialmente quando se trata de brasileiro inextraditável.

Aos crimes internacionais, cujo julgamento compete ao TPI, são aplicáveis as seguintes sanções: a) a pena de privativa de liberdade pelo período de até trinta anos, b) pena de prisão perpétua, se elevado o grau de ilicitude do fato e as condições pessoais do condenado o justificarem, c) pena de multa e perda dos ...