Onde ficam os pais dos noivos no altar?

Perguntado por: epeixoto . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Antes de pensar na organização do posicionamento no altar, é preciso verificar quantas pessoas cabem no espaço disponível. No altar, os pais ficam sempre na ponta dele, seguidos pelos padrinhos. Parentes da noiva no lado esquerdo e do noivo no lado direito.

Tradicionalmente, a família do noivo fica à direita do altar e a da noiva fica ao lado esquerdo. Tendo isso em mente é só usar o bom senso. Já que o pai da noiva não deve passar na frente da noiva ele deve estar ao lado esquerdo e ela ao lado direito.

Você irá segurar o buquê com a sua mão direita enquanto caminha e passá-lo para a mão esquerda quando for subir ao altar com seu noivo. Você pode segurá-lo por alguns instantes para que o fotógrafo consiga registrar e depois entregá-lo a uma das madrinhas, à sua mãe ou à sua cerimonialista.

O pai do noivo entra no lado direito e mãe da noiva entra no lado esquerdo no cortejo nupcial. Caso os pais sejam separados ou uma das partes não se sente à vontade para entrar dessa forma, pode-se pedir para um irmão ou algum outro parente para formar o par.

O dourado, o marsala e até mesmo o azul são as cores queridinhas das matriarcas. Detalhes em pedras podem dar ainda mais destaque aos vestidos das mães de noivos.

Para os pais dos noivos, recomenda-se usarem cores semelhantes, porém não precisa a mesma cor, mas não será bacana que eles estejam destoando um do outro. Seria até bom comprarem o terno no mesmo lugar. É bom que a gravata seja diferente dos padrinhos.

O traje dos pais dos noivos deve ser, preferencialmente, diferente dos padrinhos e dos convidados. O noivo e o pai do noivo podem usar cores parecidas. Não é uma regra, mas é importante os dois estarem em harmonia, combinado? O terno meio fraque vai super bem.

A mãe do noivo é uma das figuras mais importantes do casamento. Afinal, ela acompanhará o filho até o altar. Além de assumir uma posição de destaque no altar, a mãe do noivo pode desempenhar outras funções para auxiliar o futuro casal a fazer do grande dia um momento especial.

Do lado direito o noivo, ao seu lado a sua mãe e ao lado desta, o seu pai. Depois disso, os respetivos padrinhos.

Em tempos remotos, a mulher era considerada propriedade do homem, então o costume do pai entrar com a filha e levá-la até o altar, simbolizava a transferência de autoridade para o marido.

O noivo é o primeiro a entrar, ou seja, ele abre o cortejo de entrada ao altar, e nesse momento a maioria dos convidados já devem estar acomodados. Todas as mulheres do cortejo entram pelo lado esquerdo, exceto a noiva. O noivo entrará acompanhado de sua mãe que estará do seu lado esquerdo.

Formas de entrar na igreja. Sabemos que a noiva entra na igreja com o pai, ou, na falta deste, com um avô, tio, padrasto, irmão padrinho de batismo ou outra pessoa especial escolhida por ela. Sabemos também que o noivo entra com a mãe.

O mais tradicional é que a noiva seja levada até o altar pelo pai. A origem do costume não é das mais românticas… data de uma época em que os casamentos eram arranjados e o pai entregava a filha a seu novo “dono”.

É de bom tom que o pai da noiva dê um aperto de mão, um abraço ou um beijo antes de ir para o seu lugar. Se a noiva estiver do lado esquerdo do altar, normalmente funciona melhor para ela caminhar pelo lado esquerdo do corredor, com o pai à direita.

Família do noivo e da noiva juntas podem arcar com:
O jantar de noivado, se houver. O buffet, o bolo e os doces. O aluguel dos espaços para a cerimônia e para a festa. A música da cerimônia e DJ ou banda da festa.

Se você acha o preto muito básico, opte por azul marinho, cinza chumbo ou até um vinho escuro. Casamentos de dia, mas que ainda assim sejam tradicionais, um cinza em tom mais claro pode ser a opção perfeita. Casamentos de dia e menos formais deixam mais opções e as cores claras, como bege e azul, são permitidas.