Onde ficam os neutros?

Perguntado por: upires . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Ela se faz presente no núcleo do átomo juntamente com os prótons (que possuem carga positiva). Os nêutrons possuem valores de massa próximos aos da massa de prótons. Não pare agora...

Os prótons são partículas subatômicas, ou seja, são partes de um átomo. Estão localizados no núcleo atômico, junto com os nêutrons, e ambos são cobertos ou rodeados pela eletrosfera, que é onde ficam os elétrons.

Um átomo neutro é aquele em que o número de prótons é igual ao número de elétrons, o que o torna eletricamente neutro. Nestes casos, os átomos neutros não têm carga nenhuma, ou seja, apresenta carga neutra. Juntamente com os prótons, ele faz parte do núcleo atômico, responsáveis por quase toda a massa (99,9%) do átomo.

Os elétrons ficam na eletrosfera do átomo, movimentando-se ao redor do núcleo em órbitas circulares chamadas de camadas eletrônicas.

Elétrons: Ficam na eletrosfera, região ao redor do núcleo atômico, e têm carga elétrica negativa; Nêutron: Também localizado no núcleo atômico, não possui carga elétrica.

Elétrons podem ser criados a partir do decaimento beta de isótopos radioativos e em colisões de alta energia, por exemplo quando os raios cósmicos entram na atmosfera terrestre. A antipartícula do elétron é denominada pósitron; tem muitas características idênticas às do elétron, mas sua carga elétrica é positiva.

Nêutron (n0)

PartículaSímboloMassa
Nêutrons01n1 u ou1,67494 x 10-24 g
Prótons11p1 u ou1,67494 x 10-24 g
Elétrons-10e0 ou9,10939 x 10-28 g

eletrosfera

O átomo é formado por pequenas partículas, também chamadas de partículas subatômicas: elétrons, prótons e nêutrons. A maior parte da massa do átomo concentra-se no núcleo, uma pequena e densa região. O seu maior volume encontra-se na eletrosfera, local de espaços vazios, pois os elétrons orbitam ao redor do núcleo.

Um corpo que tenha a mesma quantidade de prótons e elétrons apresenta a mesma quantidade de carga elétrica positiva e negativa. Isso o torna neutro.

Prótons são partículas carregadas positivamente que estão localizadas no núcleo atômico. Representação artística de um átomo: os prótons estão no núcleo. O próton é uma partícula positiva presente na estrutura atômica, estando presente no núcleo atômico.

Observe que o neutro surge exatamente no ponto de união das bobinas com sistema de fechamento estrela. Isso ocorre, devido às defasagens entre as fases e aquele ponto de união da estrela é um ponto matematicamente nulo, ou seja, tem 0V.

Aterrar o neutro de transformadores de baixa e média tensão por alta resistência é uma prática adotada em indústrias para evitar o seccionamento imediato da energia na ocorrência de uma primeira falta à terra (imagem 1).

Além de servir de referência para criar uma tensão de 127V, o fio neutro tem a função de fechar o circuito elétrico. Portanto, a corrente que vem da rede elétrica pelo fio fase passa pelo aparelho e retorna pelo neutro.

Os nêutrons são partículas subatômicas que estão presentes no núcleo dos átomos. São eletricamente neutros, ou seja, possuem uma carga elétrica zero, e sua massa é aproximadamente igual à do próton (1,675 x 10-27 kg).

Sabe-se que o próton e o nêutron têm, cada um, 1,6 x 10-24 grama (ou 0,0000000000000000000000016 g). É infinitamente pequeno, mas ainda assim é 1 840 vezes mais pesado que a massa do elétron, de apenas 9,1 x 10-28 grama.

A estrutura do átomo é formada pelo núcleo, que é constituído por duas partículas (prótons e nêutrons), e pela eletrosfera, que detém os elétrons. Os átomos são partículas infinitamente pequenas que constituem toda matéria no universo.