Onde fica o túmulo de Kardec?

Perguntado por: eramos8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

No alto de uma colina, um túmulo cercado de flores chama a atenção de quem está de passagem pelo cemitério Père Lachaise, no 20° distrito da capital francesa, neste 1° de novembro chuvoso, véspera de Finados. É ali que repousam os restos do pedagogo francês Allan Kardec, fundador do Espiritismo, morto em 1869.

Cemitério do Père-Lachaise, Paris, França

O Cemitério do Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo. Está situado no 20º arrondissement de Paris.

Hippolyte Léon Denizard Rivail

O nome verdadeiro de Kardec era Hippolyte Léon Denizard Rivail. Ele adotou o pseudônimo “Allan Kardec” quando teve contato com uma entidade que revelou que, em sua vida passada, Hippolyte era um celta chamado Allan Kardec. Foi nessa época, por volta de 1855, que se interessou pelo espiritismo.

Paris, 31 de março de 1869.
Vitimado pela ruptura de um aneurisma, aos 65 anos, o professor Hippolyte-Léon-Denizard Rivail cerrava os olhos no Plano Físico para despertar com as venturas do dever cumprido no Plano Espiritual.

Foi discípulo do educador Pestalozzi, dedicando sua vida às atividades educacionais. Kardec foi o fundador e o codificador do espiritismo.

O Centro Espírita é um templo de oração onde, sob as bênçãos do Evangelho, entramos em comunhão com Deus, com Jesus e com os Amigos Espirituais que nos assistem. Nele encontramos uma oficina de trabalho, através da qual nos candidatamos a instrumentos da Bondade Divina na ajuda aos irmãos em Humanidade.

Allan Kardec (1804-1869) considerava-se o "codificador" da ideia. Que, para ele, também não era uma religião — mas, sim, uma doutrina, compatível com a religiosidade cristã e, principalmente, com a ciência e a filosofia então preponderantes na Europa do século 19.

Dois dos mais importantes são o educador francês Casimir Lieutaud, que traduziu para a língua portuguesa, em 1860, Os Tempos São Chegados, a primeira obra espírita impressa no Brasil, e o jornalista brasileiro Teles de Menezes, que fundou, em Salvador, o primeiro centro espírita do Brasil, o Grupo Familiar do ...

Wadi us-Salaam

O Wadi us-Salaam possui uma extensão territorial de aproximadamente 6.070.290 m². Esse é um dos motivos que o torna o maior cemitério do mundo. Nesse cemitério foram enterrados diversos profetas que são importantes para a doutrina Xiita, como Ali ibn Abi Talibe, que é primo e genro do profeta Maomé.

Vale de Wadi Al-Salam

O primeiro cemitério do mundo
Vale de Wadi Al-Salam, o cemitério mais antigo do mundo. Além de conhecer o primeiro cemitério do Brasil, outra curiosidade histórica é saber qual foi o primeiro cemitério do mundo.

Começa então a missão de Allan Kardec quando em 1854, ouviu falar pela primeira vez nas "mesas girantes", através do amigo, senhor Fortier, um pesquisador emérito do magnetismo. Exigindo provas, mostrou-se inclinado à observação mais profunda dos ruidosos fatos amplamente divulgados pela imprensa francesa.

Segundo ele alma é o espírito encarnado, e espírito é a alma desencarnada. Para Kardec, pois, os dois vocábulos têm o mesmo significado, com diferenças apenas de momento e local, ou seja, de tempo e espaço!

Em suma, dependendo do grau de evolução do espírito, o indivíduo fica de 10 a 15 dias, em geral, imaginando que está encarnado e que está melhorando.

Tremores musculares ocasionais, movimentos involuntários, alterações na frequência cardíaca e perda de reflexos nas pernas e braços são sinais de que o fim de vida está próximo.