Onde fica o trismo?

Perguntado por: dnobrega3 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

cirurgiões-dentistas é essencial para fazer o tratamento correto. A palavra trismo, que vem do grego trismos, é definida como um espasmo tetânico prolongado dos músculos da mandíbula que limita ou dificulta a abertura normal da boca.

Lidando com o trismo muscular
“Essa situação é transitória e se recupera juntamente com a cicatrização das áreas de extrações dos sisos”, afirma o dentista. Há casos em que o trismo permanece mesmo após os sete dias de recuperação da cirurgia e retirada dos pontos, mas o paciente não deve forçar a abertura da boca.

Aplicar toalhas quentes e úmidas aliviam a dor. – Uma colher de chá de sal em 350 ml de água morna mantida na boca do lado que dói também ajuda aliviar o desconforto do trismo. – Evitar tratamento dentário na região enquanto o trismo não é solucionado.

Concluiu-se que as duas terapias se mostraram válidas no controle do edema e trismo, sendo aassociação terapêutica dedexametasona e meloxicam mais eficiente no controle da dor, apresentando significância estatística durante o tempo de estudo.

Tome suplementos de glucosamina. Muito utilizada para tratar a artrite, já que é benéfica às articulações, a glucosamina também poderá fornecer bons resultados em caso de trismo. Ministre um suplemento diário e analise os resultados.

Saiba como tratar o trismo
Entre as formas mais indicadas, está a medicação por antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Além dos analgésicos para minimizar as dores, podem ser indicadas compressas com água quente e sessões de fisioterapia e laserterapia.

Trismo. Trismo é o nome que se dá à dificuldade de abrir a boca após a cirurgia. Devido ao inchaço e à rigidez muscular, é comum que o paciente fique com esse incômodo. Alguns pacientes também podem apresentar dor na ATM (articulação temporomandibular), que é a articulação presente entre o osso mandibular e o crânio.

O Trismo se configura como a dificuldade de abrir a boca devido a uma contração dos músculos da face responsáveis por este trabalho. Esta contração pode ocorrer após procedimentos cirúrgicos na face ou pescoço e, também, após procedimentos realizados nos dentes.

Sinovite traumática (inflamação da membrana sinovial) Artrite inflamatória séptica. Osteoartrite. Anquilose (imobilidade da articulação temporomandibular ou junção da articulação)

Uma pessoa de tamanho normal pode abrir a boca pelo menos 4 centímetros.

Após uma semana de cirurgia é normal ficar com trismo !! Espere um pouco mais que naturalmente você voltará a abrir a boca normalmente ! A cirurgia foi recente e como você relatou, bastante traumática, por isto é normal um pôs-operatorio mais demorado.

A palavra trismo, que vem do grego trismos, é definida como um espasmo tetânico prolongado dos músculos da mandíbula que limita ou dificulta a abertura normal da boca.

A melhor opção quanto a potência analgésica e segurança é o ibuprofeno (400-800 mg), que também pode ser utilizado em crianças. Outras alternativas são o diclofenaco (50-100 mg) e o ácido acetilsalicílico 1000 mg, mas estes têm mais efeitos adversos e não podem ser usados em crianças de pouca idade.

Medicamentos: na fase aguda, os anti-inflamatórios não esteroides (diclofenaco, naproxeno, ibuprofeno, etc.) estão indicados por 7 a 10 dias, em pessoas com função renal preservada. Nessa fase, relaxantes musculares podem ajudar, mas não são úteis nos distúrbios crônicos.

Massageie todo o maxilar onde há dor com as pontas dos dedos em movimentos leves e circulares. Belisque suavemente a região com o dedo indicador e o polegar para soltar a pele do músculo por algumas vezes. Com as duas mãos, alongue sua mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para cada um dos lados.

Aperte a mandíbula com os dedos.
Sinta um osso plano bem abaixo da orelha e pressione a área levemente, massageando-a com movimentos circulares. Isso ajudará a aquecer os músculos e estimular a área, deixando-a mais flexível. Repita a massagem no outro lado da mandíbula.

Continuar lendo O que é trismo severo?