Onde fica o Tarso no corpo humano?

Perguntado por: irezende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

O tarso é a porção proximal do pé, conhecido como retropé. Essa porção do pé se articula com os ossos da perna (tíbia e fíbula) e é formado por 7 ossos: tálus, calcâneo, cuboide, navicular e três cuneiformes (medial, intermédio, lateral), sendo que apenas o osso tálus articula-se com os ossos da perna.

O tálus, por exemplo, é o único osso do tarso que se articula com os ossos da perna. Esse osso recebe o peso do corpo e o transfere para o calcâneo. Vale destacar que os ossos do tarso articulam-se entre si, formando as articulações intertarsais. Os ossos metatarsais são ossos longos que possuem base, corpo e cabeça.

O cuboide, o osso mais lateral na fileira tarsal distal, localiza-se entre o calcâneo proximalmente e os quarto e quinto metatarsais distalmente.

Eles são compostos de três bandas: (1) ligamento talofibular anterior, que se origina no colo do tálus e se prende na ponta da fíbula (Fig. 1.7); (2) ligamento calcaneofibular, a partir do calcâneo até a ponta da fíbula; e (3) ligamento talofibular posterior, do corpo do tálus até a ponta da fíbula.

A parte de cima do pé é chamada dorso do pé. Ela é formada por pequenos ossos e alguns tendões. A causa mais frequente de dor nessa região é o trauma.

A palma do pé ou planta do pé é a parte inferior do pé humano.

Os ossos metatarsais ou ossos do metatarso são ossos longos que formam a região mediana do pé. Eles garantem a ligação entre o tarso e as falanges. Existem, no total, cinco ossos do metatarso, sendo o primeiro metatársico o maior de todos.

O pé e seus ossos podem ser divididos em três partes anatômicas e funcionais: A parte posterior do pé (retropé): tálus e calcâneo. A parte média do pé (mediopé): navicular, cuboide e cuneiformes. A parte anterior do pé (antepé): metatarsais e falanges.

1. [ Anatomia ] Parte posterior interna do pé. 2. Terceiro segmento dos pés das aves.

A articulação do tornozelo é composta pelos ossos da perna (tíbia e fíbula) e pelo tálus (osso do pé que articula no tornozelo). As saliências localizadas na face interna (medial) e externa (lateral) do tornozelo são denominadas maléolos.

O costume de utilizar sapatos muito apertados, de bico fino, salto alto e fazer atividades físicas de alto impacto são alguns dos principais fatores que causam a dor no dorso do pé. Além de aumentarem os riscos para que essa dor se torne crônica.

Tendão tibial
Essa é uma dor que ocorre na lateral interna do pé, geralmente devido à sobrecarga dos tendões, principalmente o tibial, que sustenta o pé. Sendo assim, não é incomum que ela apareça por causa de sobrecarga ou por problemas como a pisada pronada, em que os pés ficam curvados para fora.

Apresentação Clínica de uma Fratura dos Metatarsos

  1. Dor, principalmente ao dar carga no membro afetado.
  2. Edema no dorso do pé
  3. Aumento de temperatura local.
  4. Creptação ao mobilizar.
  5. Equimose.

Localização do osso do calcanhar
O osso do calcanhar (calcâneo) está localizado na parte posterior do pé.

Radiografia. A radiografia é um dos exames de imagem mais simples e de mais fácil acesso que dispomos.