Onde fica o sistema Reticuloendotelial?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O sistema retículo-endotelial se distribue por todo o organismo,. mas é nos centros hematopoiéticos (medula óssea, aparelho linfático e baço) que se encontra sua sede principal e é aí que está melhor re- presentado.

Células mononucleares com capacidade fagocítica pronunciada, distribuídas extensivamente em órgãos linfoides e outros. Entre elas estão os MACRÓFAGOS e seus precursores, FAGÓCITOS, CÉLULAS DE KUPFFER, HISTIÓCITOS, CÉLULAS DENDRÍTICAS, CÉLULAS DE LANGERHANS e MICROGLIA.

O sistema mononuclear fagocitário (SMF) responsabiliza-se por grande parte da imunidade celular, atuando na defesa contra microorganismos, incluindo bactérias, fungos, vírus, parasitas e corpos estranhos, bem como na remoção de células mortas, partículas inaladas, entre outros.

A ativação endotelial leva à expressão aumentada de citocinas inflamatórias, moléculas de adesão que têm papel importante na iniciação, progressão e desestabilização da lesão aterosclerótica.

Possíveis causas de disfunção endotelial, como hipercolesterolemia, tabagismo, estados de resistência insulínica, diabetes mellitus, hipertensão arterial, hiper-homocisteinemia, ou mesmo a combinação desses fatores, estão relacionadas à disfunção endotelial e a maior incidência de doença aterosclerótica.

A disfunção endotelial ocorre quando os efeitos vasoconstritores se sobrepõem aos efeitos vasodilatadores, sendo definida como uma alteração do relaxamento vascular dependente do endotélio.

Os principais fatores desencadeantes da disfunção endotelial são: LDL elevado, radicais livres formados pelo tabagismo, diabete melito, hipertensão arterial, alterações genéticas, homocisteína elevada e infecções por Chlamydia pneumoniae e herpes virus.

Os leucócitos, também denominados glóbulos brancos, são um grupo de células constituído por neutrófilos, basófilos, eosinófilos, linfócitos e monócitos que têm a função de proteger o organismo contra infecções. Eles são produzidos na medula óssea ou em tecidos linfoides e permanecem no sangue temporariamente.

Leucócitos: tipos e funções

  • NEUTRÓFILOS: Responsáveis pela proteção contra infeções bacterianas. ...
  • EOSINÓFILOS: Responsáveis pela defesa contra parasitas e pelo fenómeno da alergia.
  • BASÓFILOS: Permitem a dilatação dos vasos sanguíneos.
  • LINFÓCITOS: Responsáveis pela produção de anticorpos. ...
  • MONÓCITOS:

medula óssea

Dentro da medula óssea, todas as células sanguíneas se originam de um mesmo tipo de célula não especializada, denominada célula-tronco. Quando uma célula-tronco se divide, ela se torna primeiro um glóbulo vermelho, glóbulo branco ou célula produtora de plaquetas imatura.

O macrófago é uma importante célula do sistema imunitário, proveniente da linhagem mieloide do sistema hematopoiético, tendo como percursor o monócito. Tem capacidade fagocítica estando envolvida na eliminação de células/partículas estranhas ao organismo.

A fagocitose é realizada apenas por células capazes de movimentar-se, tais como amebas, macrófagos e neutrófilos. Esse processo consiste na formação de um prolongamento citoplasmático, chamado de pseudópode, que engloba a partícula a ser ingerida.

Os fagócitos são leucócitos do sangue que protegem o corpo através da ingestão (fagocitose) de partículas estranhas, bactérias e células mortas ou células a morrer. São essenciais no combate a infecções e para posterior imunidade.

O endotélio controla o tônus da musculatura lisa vascular pela produção de mediadores que podem produzir vasodilatação ou vasoconstrição. Os principais fatores relaxantes derivados do endotélio são o óxido nítrico (NO), o fator hiperpolarizante derivado do endotélio (EDHF) e a prostaciclina.

Consiste em hipercoagulabilidade, estase venosa e lesão endotelial). Essa teoria é apoiada pelo seguinte fato: o dano alveolar causado pelo vírus está associado a microtrombos na circulação pulmonar.

O fator de crescimento do endotélio vascular (VEFG) é uma proteína sinalizadora envolvida na angiogênese. Em situações fisiológicas, esta proteína possui importante papel durante o desenvolvimento embrionário e no reparo do dano vascular, induzindo à neoangiogênese.

As células endoteliais (ECs) correspondem ao revestimento tanto dos vasos sanguíneos quanto dos vasos linfáticos e constituem a camada interna desses vasos.