Onde fica localizado o seroma?

Perguntado por: urebelo4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Luiz Molina, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o seroma ocorre quando há acúmulo de líquido embaixo da pele, geralmente perto da cicatriz da cirurgia. “É uma reação inflamatória causada pelo próprio sistema imunológico do paciente.

O seroma, geralmente, é absorvido pelo próprio corpo em cerca de 15 dias, contudo, quando em quantidades maiores, o líquido pode ser retirado por drenos, punção, antibióticos e anti-inflamatórios.

Ultracavitação
A ultracavitação é um meio utilizado para remover seromas encapsulados, pois consiste em uma ultrassom de alta potência que fornece energia para romper o revestimento que assegura o líquido e, ainda, contribui para absorção do líquido pelo organismo.

Você sabe o que é? Pré-disposição genética e o não uso de uma cinta ou curativo compressivo são alguns fatores que ocasionam este problema. O seroma pode acontecer em qualquer cirurgia.

Sensação de que o local está mais quente; Dor; Muitas vezes, febre alta; Odor ruim no local da ferida ou da cirurgia.

Seromas são complicações tardias pouco comuns, que podem se manifestar sem causa definida e cujo tratamento implica a retirada ou a troca das próteses.

A ultrassonografia tem sido o método de escolha para o diagnóstico de seroma pós-abdominoplastias. As características de cada coleção líquida formada podem ser interpretadas e quantificadas pelo radiologista.

O que acontece com os pontos internos plástica? Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

Em alguns casos o corpo absorve o excesso de líquido, porém muitas vezes é preciso tratar o seroma. Caso não seja tratado e o acúmulo de líquido não seja removido, ele pode endurecer e formar um seroma encapsulado. Além de tudo isso, o seroma também pode infeccionar e formar abcessos na cicatriz, liberando pus.

O seroma não é perigoso, pois é uma reação do corpo e é um efeito colateral esperado, muito comum na maioria das cirurgias. Caso não seja tratado da forma correta, pode acontecer de haver um encapsulamento ou então uma infecção.

Seroma é uma complicação que pode ocorrer após qualquer cirurgia, e é caracterizado pelo excesso de líquido que fica retido próximo a cicatriz cirúrgica causando inflamação. Fibrose é o desenvolvimento em excesso de tecido conjuntivo fibroso, que prendem a pele ao músculo, deixando-a com uma aparência irregular.

Segundo o cirurgião plástico, Dr. Luiz Molina, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o seroma ocorre quando há acúmulo de líquido embaixo da pele, geralmente perto da cicatriz da cirurgia. “É uma reação inflamatória causada pelo próprio sistema imunológico do paciente.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno.

Faça compressas frias ou geladas
Até mesmo os edemas e hematomas já formados são drenados mais rapidamente. Essas dicas são infalíveis para reduzir inchaço pós cirurgia. Porém, lembre-se: faça tudo de acordo com as orientações do seu médico.

O seroma pode acontecer em qualquer cirurgia. É a complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação . Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.

Nessa fase, existe um grande número de células que migraram para o local da lesão com o único intuito de cicatrizar a ferida, e com a formação do tecido de granulação, ela pode ter um aspecto de cicatriz dura por dentro.

Principais sintomas da hérnia incisional
A característica determinante é o surgimento de um caroço na cicatriz de uma cirurgia. A depender do tamanho, ela pode apresentar dor ou não e, geralmente, estará relacionada a esforço físico.

Continuar lendo Onde fica o seroma?