Onde fica o sensor de partida a frio?

Perguntado por: alima . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
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O sistema de partida frio é composto por um pequeno reservatório de gasolina que fica embaixo do capô, próximo a bateria do veículo.

O sensor de temperatura também é utilizado como “Partida a Frio” nos veículos com motores a álcool.

A Válvula Solenoide de Partida a frio, garante com que os veículos movidos a etanol possam funcionar normalmente em dias frios No momento da ignição do motor, a válvula injeta gasolina para que o sistema se aqueça, para então o etanol poder operar nos primeiros giros do motor.

Isso pode ser por conta de uma bateria descarregada ou por um defeito na ligação do motor de arranque. Algo comum de acontecer também é um problema na própria chave de ignição. Para testar se o seu problema é elétrico, confira os fusíveis do veículo e também a bateria automotiva, inclusive os seus polos.

Então deixar o sistema de partida a frio parado faz com que aumentem as chances de ter uma dor de cabeça no futuro. Já abastecê-lo com gasolina comum é um problema por causa do prazo de validade dela. Além do tempo de vida ser curto, quando essa gasolina estraga cria uma nata que pode entupir os bicos injetores.

Se na hora de ligar o carro, ele estiver vazio, o carro pode simplesmente não ligar, caso esteja muito frio e o veículo abastecido com etanol. Por isso é importante ter o hábito de observar se há combustível no reservatório.

Não! Caso o motorista abasteça o carro sempre com gasolina, ele não precisa colocar gasolina também no tanquinho do sistema de partida a frio do motor flex.

A localização do sensor de temperatura varia de acordo com o modelo do carro. Geralmente, tal peça é posicionada no bloco do motor, em contato com o duto de fluxo de fluido do sistema de refrigeração. Porém, pode estar instalado no cabeçote, também em uma das galerias de passagem de líquido de arrefecimento.

O sensor de temperatura é um dispositivo de medição que detecta a temperatura a partir de uma característica física correspondente do dispositivo, como uma resistência elétrica, o campo eletromagnético (EMF) ou radiação térmica sendo que a maneira como um sensor de temperatura funciona depende da propriedade física que ...

Se a válvula não se abrir, o líquido quente não é liberado para o radiador, ficando restrito aos canais internos do motor. Isso aumenta as possibilidades de superaquecimento, que pode danificar o sensor de temperatura.

A válvula solenóide é a peça responsável por controlar o fluxo de combustível que será injetado no cilindro do motor na hora da partida. É uma peça cilíndrica encaixada na parte de cima do motor de arranque.

Pressione a bateria nos fios que envolvem a válvula solenóide e em seguida use a tocha ou a lâmpada para testar se há energia suficiente. A lâmpada deve acender, assim como o multímetro e se a válvula estiver funcionando, ela também deve abrir.

As válvulas solenóides podem não abrir devido a falta de energia, pressão irregular, voltagem errada, sujeira sob o diafragma, corrosão, componentes ausentes ou queima da bobina.

7 – Ligue o carro com a bateria auxiliar. Em seguida, dê a partida no veículo com a bateria descarregada. Importante: se a causa da bateria descarregada não estiver aparente (equipamentos que foram deixados ligados, por exemplo), encaminhe o veículo a uma oficina o quanto antes, para verificação.

Quando a chave codificada não funciona e esse tipo de problema acontece, é preciso que um profissional especializado, como você, faça o diagnóstico. Apesar de haver casos mais graves, é comum que a falha esteja relacionada apenas a uma pilha gasta ou à perda da programação original.