Onde fica o relógio de Greenwich?

Perguntado por: abarros2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

As zonas foram criadas para padronizar a contagem do tempo no mundo. O Meridiano de Greenwich fica no centro do fuso horário inicial ou de referência, que é o de Londres.

O que significa hora GMT? GMT significa Greenwich Mean Time. Isso pode ser interpretado como o seu relógio mostrando Greenwich Mean Time, mas este não é o caso, um relógio GMT permite que você tenha vários fusos horários (2 ou mais) em um único mostrador de relógio.

O Meridiano de Greenwich é o marco longitudinal para determinar o padrão dos fusos horários, ou seja, o Greenwich Mean Time (GMT). Portanto, a longitude 0° passa sobre Greenwich, em Londres. A Leste desse marco, conta-se até 180° positivos e, para Oeste dele, até 180° negativos.

Ilha Nula é o ponto na superfície da Terra onde o Meridiano Principal e o Equador se cruzam, a zero grau de latitude e zero grau de longitude (0° N, 0° L). Usando o datum WGS84, este ponto está localizado em águas internacionais no Golfo da Guiné, no Oceano Atlântico, próximo da costa da África Ocidental.

O Brasil é cortado pela linha do equador no ponto em que se localizada o Macapá, capital do Estado do Amapá (Região Norte). Por isso ocorre nesta localização a influência do clima equatorial super-úmido.

O Brasil observa quatro fusos horários: o Horário de Fernando de Noronha (FNT – Fernando de Noronha Time em UTC-02:00); o Horário de Brasília (BRT – Brasília Time em UTC-03:00); o Horário da Amazônia (AMT – Amazon Time em UTC-04:00); o Horário do Acre (ACT – Acre Time em UTC-05:00).

O segundo fuso horário encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich, abrangendo a maior parte do território brasileiro, incluindo a capital Brasília. Fazem parte desse fuso as regiões Nordeste, Sudeste, Sul e partes das regiões Norte e Centro-Oeste.

O Meridiano de Greenwich ou Meridiano Principal é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatório Real, nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude.

Resumo sobre fuso horário
A metodologia para o estabelecimento de fusos horários levou em conta as 24 horas que a Terra demora para completar uma volta em torno do seu próprio eixo (360°). As zonas foram criadas para padronizar a contagem do tempo no mundo.

Basta subtrair o fuso da cidade de destino pelo da cidade de origem. Caso eles se encontrem em hemisférios diferentes, terão sinais diferentes e, inevitavelmente, serão somados. Portanto, a diferença entre São Paulo e o Japão é de 12 fusos, ou seja, 12 horas.

Mas você sabe quantos fusos horários existem no Brasil? Oficialmente, existem quatro fusos horários no Brasil. Isso significa que o governo brasileiro divide o país em quatro áreas em que cada uma se encontra em um horário diferente.

O Brasil possui 4: Horário Padrão de Fernando de Noronha (GMT-2), Horário Padrão de Brasília (GMT-3), Horário Padrão do Amazonas (GMT-4) e Horário Padrão do Acre(GMT-5). China e Índia, apesar de suas extensões continentais, possuem apenas um fuso oficial cada. Ou seja, quanto mais ao leste, mais tarde o sol se põe.

República de Quiribáti

É o primeiro país do mundo a mudar de ano, na ilha de Kiritimati, devido ao fuso horário, de modo que a República de Quiribáti é o país mais adiantado em questão de horário.

Portugal continental

No início da primavera e ao longo de todo o verão europeu ( parte de Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e parte de Outubro), Portugal continental fica com 4 horas a mais do que o horário de Brasília.

A desaceleração necessária para que a Terra parasse de forma abrupta, em menos de 1 segundo, seria grande o suficiente para deformá-la por completo, alongando-a na direção de seu movimento em razão da sua enorme inércia.

Mar Morto

É o Mar Morto, que fica na fronteira da Jordânia e Israel. Ele fica a mais de 400 metros abaixo do nível do mar e é um dos lugares mais extremos da terra que é mais inacessível.

A linha imaginária que separa a Terra do espaço é chamada por nós de linha de Kármán, nome dado em homenagem ao físico húngaro-americano Theodore von Kármán.

Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.

Macapá é a

Macapá é a única cidade brasileira cortada pela linha do Equador, ficando parte no Hemisfério Norte e parte no Hemisfério Sul. A capital do estado do Amapá é banhada pelo rio Amazonas e tem 475 mil habitantes, segundo o IBGE.