Onde fica o ponto mais baixo da Terra?

Perguntado por: rsouza . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Mar Morto

É o Mar Morto, que fica na fronteira da Jordânia e Israel. Ele fica a mais de 400 metros abaixo do nível do mar e é um dos lugares mais extremos da terra que é mais inacessível.

Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.

O Monte Everest está localizado na fronteira entre o Nepal e o Tibete, na Ásia. O nome do Monte Everest foi dado em homenagem ao topógrafo britânico George Everest. Faz parte da Cordilheira do Himalaia. Seu pico fica a 8.848,86 metros acima do nível do mar, sendo o ponto mais elevado do planeta Terra.

O interior da Terra é formado por camadas parecidas com as de uma cebola. A última delas (a mais profunda) é o núcleo interno sólido de ferro e níquel, que tem um raio de 1,2 mil km, aproximadamente três quartos do tamanho da Lua.

Mar Morto

O Mar Morto está localizado em um fenda geológica, entre Israel e a Jordânia, o que torna esse lugar um dos pontos mais baixos da Terra. Para você ter uma ideia, o Mar Morto está a 400 metros abaixo do nível do mar. Aqui, você está literalmente abaixo de qualquer lugar do nosso planeta.

O Ponto Nemo, está localizado no meio do Oceano Pacifico e é o local mais longe de qualquer continente ou ilha. Por causa disso, ele também é conhecido como Polo de Inacessibilidade do Pacifico. No latim, seu nome significa “ninguém”, o que representa bastante o quão desconhecido é o local.

Mar Morto

A costa do Mar Morto, situada 407,5 metros abaixo do nível do mar, é o ponto mais baixo da Terra. O único lugar que parece ser mais baixo é uma região no oeste da Antártida completamente coberta por gelo. O Mar Morto não é um mar, mas um lago dividido entre Israel e Jordânia.

O marco histórico, mas não científico, do centro geográfico brasileiro fica na ala norte da Praça dos Girassóis, maior praça pública do país, no município de Palmas, capital do estado do Tocantins - latitude 10°10'59"S, longitude 48°20'1"W, onde fica o Monumento à Geodesia.

Um “ovo dourado” foi encontrado no fundo mar no último dia 30 de agosto. O achado impressionou cientistas, que buscam explicar sua origem. O ovo foi encontrado por um veículo operado remotamente, nas águas do Golfo do Alaska, nos Estados Unidos. Ele se encontrava a uma profundidade de cerca de 3.300 metros.

Xenóforos, anfípodos e holothurianos vivem no fundo da Fossa Mariana. Os cientistas estudaram estas criaturas encontradas em imagens de vídeo da expedição James Cameron 2012.

Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido em 2019. Na Fossa das Marianas, o submersível tripulado Limiting Factor, comandado pelo explorador ricaço Victor Vescovo, chegou a 10.928 metros.

A Terra se formou a partir de uma grande explosão ocorrida no Sol há cerca de 4,5 bilhões de anos. Com a detonação solar, milhares de rochas se espalharam pelo espaço. Algumas, contudo, foram atraídas pela força gravitacional do Sol e começaram a girar em torno do astro. Uma delas deu origem ao planeta Terra.

Mais de 200 pessoas morreram no Monte Everest. Muitos dos alpinistas mortos no Everest agora servem como um guia durante a subida, assim como um lembrete dos riscos envolvidos.

O gigante com 8.848m exige que aventureiros e aventureiras disponham de pelo menos 8 semanas para alcançar o seu cume. A época para isso é um tanto restrita e oscila entre 10 e 22 de maio todos os anos.

Para se chegar à parte mais central do interior do planeta Terra, seria necessário perfurar cerca de 6.370.000 metros, ou seja, 6.370 quilômetros. O pesquisador da UFU explica que, devido à força da gravidade, todo o material terrestre exerce uma força peso em direção ao centro da Terra.

11.000 metros

A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado. Cientistas da Dinamarca, Alemanha, Reino Unido e Japão encontraram microrganismos habitando o local.

A camada mais interna da Terra é subdividida em núcleo externo e interno. A profundidade varia de 2900 a 6700 quilômetros. Estudos apontam que essa camada é composta basicamente de níquel e ferro (nife), com temperaturas que podem atingir 5000 ºC.

O sal existente no Mar Morto não se dissolve na água, conseqüentemente, não há nenhum organismo vivo. O nome MAR MORTO possui esse nome porque a alta concentração salina faz com que não exista vida no mar, apenas algumas bactérias conseguem sobreviver no local.

Só é possível visitar e nadar no Mar Morto em praias com estrutura. A água com muito sal faz coçar o corpo, o que torna necessário utilizar chuveiros de água doce. Além disso, em Israel só é permitido nadar no Mar Morto nas partes que há praias, ou seja, locais com estrutura.