Onde fica o Pontal de um barco?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

PONTAL. É a DISTÂNCIA VERTICAL medida do CONVÉS até um plano horizontal que PASSA PELA QUILHA da embarcação.

Calado é a distância vertical entre a parte inferior da quilha e a linha de flutuação de uma embarcação. É a medida da parte submersa do navio. Tecnicamente, é a distância da lâmina d'água até a quilha do navio.

Boca moldada - constitui a maior largura do casco entre as superfícies moldadas. É medida entre as faces exteriores do cavername; Meia-boca - refere-se à metade da boca numa determinada secção. Sem referência à secção, considera-se como se referindo à meia-boca na secção mestra.

Região Metropolitana de Ribeirão Preto

Pontal é um município brasileiro do estado de São Paulo, parte da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP). Localiza-se a uma latitude 21º01 '21" Sul e a uma longitude 48º02'14" Oeste, estando a uma altitude de 515 metros. Conforme estimativa do IBGE em 2019 sua população atual é de 49.997 habitantes.

Cabine – é a área interna do barco, caso ele seja cabinado. Convés – é a parte exterior principal do barco. Vante – é a parte que fica da meia-nau até toda a frente do barco. Ré – é a parte que fica da meia-nau até toda a traseira do barco.

Bordos – As laterais de um barco. Bombordo (BB) – Lado esquerdo, com a proa do barco à nossa frente e a popa atrás. Boreste (BE) – Lado direito, com a proa à nossa frente e a popa atrás.

O termo popa é derivado de PUPPIS. Os lados do navio são os “bordos” e o de boreste é mais importante que o de bombordo.

Assim, o limite máximo para o calado é de 13,2 metros. Tal medida não é aleatória. Pelo contrário, essa margem de segurança é definida a partir de pesquisas feitas por autoridades e centros de estudos internacionais, como a Associação Mundial para a Infraestrutura do Transporte Marítimo (conhecida como Pianc).

Peça plana, localizada na parte submersa da popa de uma embarcação, que gira em um eixo e determina a direção em que aponta a proa.

Objetivamente, o calado é a distância entre a quilha do navio (seu ponto mais baixo) e a linha superficial da água. Portanto, é toda a parte da embarcação que está submersa.

Essa peça vai da proa à popa e fica na parte inferior do barco. Na quilha é fixada as peças curvas que servirão de estrutura para as tábuas do costado. A quilha é a principal peça estrutural do casco de uma embarcação, pois é ela que fortalece toda a estrutura.

A proa é a parte da frente do barco. É responsável por cortar a água e proporcionar melhor desempenho na navegação. Muitas vezes, é nessa região que fica localizado o mastro e as velas, caso a embarcação seja à vela.

- Metacentro (M)
representa um ponto no espaço onde a linha vertical vai para cima, através do centro de flutuabilidade (B), que é o ponto de interseção de duas sucessivas linhas de ação da impulsão quando a embarcação se inclina segundo pequenos ângulos.

A origem etimológica do nome Pontal é geográfica porque a localização da cidade fica em uma ponta feita de terra e areia que vai em direção às águas marítimas.

O vazamento de um gás tóxico ainda não identificado em Pontal, no interior de São Paulo, assustou moradores, que precisaram buscar atendimento médico com suspeita de intoxicação, e obrigou cerca de 1 mil pessoas de diferentes bairros a deixar suas casas. Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso.

Vizinho dos municípios de Catiguá, Pitangueiras e Sertãozinho,Pontal se situa a 14 km a Norte-Oeste de Sertãozinho a maior cidade nos arredores.

O que é a proa de um barco? Pode-se dizer que a proa é a parte contrária da popa, ou seja, a frente do barco, sua função acaba variando de acordo com o tipo de embarcação.

A roda do leme ou timão é, em náutica, o nome dado ao aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco.

Obras mortas (“Upper works”) – É a parte do casco que fica acima do plano de flutuação. Obras vivas ou Carena (“Quick Works”) – É a parte do casco abaixo do plano de flutuação, ou seja, a parte realmente submersa do navio. Proa (“Bow”) – é a região da extremidade de vante da embarcação.

Uma margem é o espaço em branco que fica ao redor da página, ou seja, é um espaço de recuo que delimita a área em que o texto será inserido. Já a borda, é um desenho que envolve essa página ou alguma seção específica do documento.

Sotavento é o lado oposto ao lado do qual sopra o vento. Quando se veleja com o vento entrando pela valuma ou em popa rasa, o lado de sotavento é o lado em que está sua vela grande.