Onde fica o passivo exigível?

Perguntado por: avilela3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

O que é passivo exigível? O passivo exigível representa todas as obrigações financeiras de uma empresa que serão devidamente liquidadas em um determinado período. Ele é encontrado no balanço patrimonial de uma organização.

olá, o exigível a longo prazo compõe as obrigações da empresa que tem prazo p/pagto. superior a 12 meses, a contar da data do levantamento do último balanço patrimonial; o exigível a longo prazo faz parte do grupo "passivo não circulante".

CE = (PC ÷ PET) x 100

  1. CE é a Composição do Endividamento.
  2. PC é o Passivo Circulante, ou seja, a dívida de curto prazo.
  3. PET é o Passivo Exigível Total, ou seja, a dívida total, composta pela soma de Passivo Circulante e Passivo Não Circulante.

Passivo exigível a longo prazo são as dívidas de uma empresa que serão liquidadas após o final do exercício financeiro seguinte. Na maioria das instituições, considera-se o "exercício", um ano civil corrido. São exemplos os financiamentos, títulos a pagar, entre outros.

Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências. Esse controle é essencial para garantir a saúde financeira de qualquer negócio.

Significado de Exigível
adjetivo Que pode ser exigido. [Direito] Diz-se de obrigação que, vencida mas não prescrita, pode ser imediatamente reclamada em juízo.

No passivo, as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do Ativo não Circulante, serão classificadas em ordem decrescente de prioridade de pagamento das exigibilidades, como: a) contas a pagar, comerciais e outras; b) provisões; c) obrigações financeiras (exceto as referidas nas ...

Os passivos não circulantes são aquelas obrigações cuja liquidação não ocorre no prazo de um ano. Por isso, esse tipo de passivo também é conhecido como despesas ou passivos de longo prazo. Já o seu oposto, o passivo circulante, é aquele que suas obrigações têm a liquidação em um período menor do que doze meses.

Nesse sentido, o passivo circulante é o conjunto de obrigações e dívidas a curto prazo de uma empresa. Sendo que ele é também chamado de exigível a curto prazo. Em outras palavras, todas as obrigações financeiras com prazo inferior a um ano, são passivo circulante.

Exemplos de passivo circulante
Contas mensais (luz, água, telefone, internet, entre outras) Férias e 13º salário. Adiantamento de salário. Obrigações com fornecedores.

Sendo assim, a principal diferença entre um passivo exigível para um passivo não exigível, está na representação de crédito entre ambos. No primeiro caso, é realizada para terceiros, enquanto no segundo é realizado para os proprietários da empresa.

Aquela em que o pagamento pode ser pleiteado em juízo.

Ativo = Passivo
Nesta situação o ativo é igual ao passivo exigível, não havendo que se falar em resíduo (sobra) para os proprietários no caso de dissolução da empresa, isto é, não existe capital próprio. O total dos bens e direitos é igual aos valores das obrigações dos proprietários.

ELP – Exigível a Longo Prazo. ÍNDICES DE RENTABILIDADE. GIRO DO ATIVO = REOB / Ativo Total.

PASSÍVEL EXIGÍVEL A LONGO PRAZO São as contas representativas das obrigações da empresa com vencimentos após o término do exercício social seguinte, tais como: • Financiamentos; • Encargos Financeiros a Pagar; • Retenções Contratuais; • Resultados de Exercícios Futuros.

Essa modalidade de passivo abrange todas as obrigações financeiras que a empresa tem com terceiros, como parceiros ou fornecedores. Ele é classificado como passivo exigível a longo prazo pois ele representa todas as dívidas que devem ser pagas pelo empreendedor, cumprindo determinado prazo.

De forma resumida, passivo é a parte do Balanço Patrimonial que diz respeito ao conjunto de obrigações financeiras de uma empresa, incluindo dívidas, despesas e todas as obrigações financeiras e sociais.

O passivo, que é dividido em circulante e não circulante, se refere às despesas, dívidas e gastos financeiros, enquanto os ativos são os os meios de rendimentos, gerando benefícios à empresa.

Quais são as contas do patrimônio líquido? O Patrimônio Líquido é formado pelas contas de Capital social, Reservas de Lucros, Reserva de Capital, Ações em tesouraria, Ajustes de avaliação patrimonial e Patrimônio Líquido Negativo.