Onde fica o olho da notícia?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O Olho trata-se de uma frase ou um trecho do texto, que se coloca em posição destacada na página, em corpo maior, eventualmente em cor diferente. Tem o objetivo de chamar a atenção do leitor para o ponto, ou os pontos, de maior importância que aquela matéria contém.

O corpo da notícia, é o desenvolvimento sobre o assunto, apresentando detalhes sobre o tema. Geralmente, é nesta parte da notícia que o autor contextualiza o assunto, respondendo às perguntas: “como?” e “porquê?”.

De uma maneira geral, o lide deve responder a seis perguntas: o quê (a ação), quem (o agente), quando (o tempo), onde (o lugar), como (o modo) e por que (o motivo) se deu o acontecimento central da história.

glândula pineal

A glândula pineal é conhecida como “terceiro olho” devido à sua localização – na parte central do cérebro, entre as sobrancelhas – e também pela sua sensibilidade à luz. Além disso, a glândula pineal é considerada por algumas tradições esotéricas um meio de contato com o mundo espiritual, “o olho que tudo vê”.

Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão.
Nos seres humanos eles são encontrados nas órbitas oculares, e são revestidos por uma membrana dotada de finíssimos vasos sanguíneos chamada de conjuntiva.

O texto jornalístico (de uma notícia ou reportagem) é composto por algumas partes: título, lide, corpo do texto e imagens.

Sua estrutura divide-se em: título, lide, informações secundárias e detalhes. A linguagem deve ser objetiva, acessível e impessoal, atendo-se a representar a realidade dos fatos, sem inserir julgamento pessoal.

Lide -- é o primeiro parágrafo de um texto (jornalismo): e que deve responder as questões, quem, o que, quando, onde, como e porque? Olho -- é um trecho destacado do texto no meio da página, pode ser uma declaração marcante ou importante da (notícia), escrito em aspas ou itálico...

Lide (lead): o lide ou lead (em inglês), em termos jornalísticos, é a introdução e apresentação do conteúdo. Corpo do texto: é a parte em que o jornalista detalha as informações apresentadas ao início do texto. Ele descreve e narra com objetividade os fatos apresentados.

As informações mais importantes da notícia geralmente aparecem no primeiro parágrafo, chamado “lide”. O lide deve responder a seis questões básicas: o quê , quem, quando, como, onde e por quê. Essa estrutura tradicional permite que logo no início o leitor saiba tudo o que a notícia traz como informação relevante.

A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Os parágrafos que vêm depois do lide são o que chamamos de corpo da notícia. O corpo da notícia é a parte do texto que amplia o lide, fornecendo mais detalhes e acrescentando novas informações sobre o fato noticiado.

* Corpo da notícia – Nela, há um detalhamento maior dos fatos, de modo a destacar os detalhes mais importantes, fundamentais à compreensão do interlocutor.

A Lide se estabelece entre dois sujeitos, titulares de interesses contrários, uma a pretender subordinar o interesse do outro ao próprio e outro a opor resistência a essa pretensão.

O terceiro olho é o sexto chakra, localizado no ponto entre as sobrancelhas. Muitos acreditam que é através do terceiro olho que vamos além dos cinco sentidos, ativando o sexto sentido. Ele está muito ligado à intuição, mas a abertura do terceiro olho também pode trazer muito foco e concentração para a pessoa.

Separamos abaixo algumas dicas de como ativar o terceiro olho:

  1. Cultive o silêncio. Para ser capaz de receber as mensagens que o terceiro olho nos envia, precisamos ser capazes de acalmar e silenciar nossa mente. ...
  2. Aprimore sua intuição. ...
  3. Alimente sua criatividade. ...
  4. Coloque os pés no chão.

Mas abrir o terceiro olho é perigoso para quem não estiver disposto a lidar com a sensibilidade e a vulnerabilidade que são decorrentes dessa abertura. Quando ficamos mais sensíveis, sentimos o que é bom com mais intensidade, mas também o que nos machuca pode nos ferir ainda mais, por isso é preciso cautela.

Edgar Allan Poe

Os olhos são as janelas para a alma. Esta frase do poeta norte americano Edgar Allan Poe mostra a importância do olhar. Os olhos representam nosso humor, afeto, atenção e têm sua própria voz. O olhar é tão valorizado que há milênios os egípcios já maquiavam a região dos olhos.

A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.

retina

Localizada na parte interna do olho, a retina seria o filme fotográfico, onde a imagem se reproduz. A pupila funciona como o diafragma da máquina, controlando a quantidade de luz que entre no olho.