Onde fica o ninho dos carrapatos?

Perguntado por: egentil3 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Normalmente estes ninhos são próximos de onde o animal dorme. Ao sair do esconderijo, os carrapatos caminham pelo ambiente a procura dos nossos amigos para se alimentarem.

Carrapatos gostam de ambientes com frestas, madeiras, entulho, vegetação alta, e outros locais em que eles podem se abrigar da luz solar. É importante limpar o ambiente o máximo possível, jogando fora ou retirando de perto do animal itens que não são mais utilizados.

Marcio Barboza, médico-veterinário e gerente de técnico pet da MSD Saúde Animal, acrescenta que pulgas e carrapatos costumam se alojar em sofá, cama (especialmente a que o animal parasito dorme), tapetes, frestas de paredes e rodapés.

3 – Frutas cítricas são repelentes naturais para os carrapatos. Ferva em meio litro de água duas frutas cítricas (laranja, limão, mexerica etc) cortadas em rodela, com a casca. Quando o líquido entrar em ebulição, mantenha por 1 minuto e depois baixe o fogo. Deixe assim por uma hora.

O cravo da índia é um antibacteriano natural, que por possuir um cheiro forte, acaba repelindo pulgas e carrapatos. Você pode utilizar as folhas da planta, que devem ser fervidas e depois aplicadas, ou mesmo utilizar o próprio cravo misturado com alguma fruta cítrica.

Eles nascem de ovos encontrados em muitos ambientes frequentados pelos nossos pets, como gramados, carpetes e mobílias. Eles nascem como larvas e, em seu estágio adulto, as fêmeas de carrapato depositam novos ovos, dando sequência ao ciclo.

Butox

Butox como veneno para carrapato
O butox é conhecido como um potente eliminador de carrapatos.

Na maioria dos casos, o mais recomendado para acabar com os parasitas é fazer uma dedetização completa, com um remédio mais forte e concentrado para matar carrapato. Para fazer isso, você pode entrar em contato com uma empresa especialista em dedetização contra insetos e parasitas.

Não esmagar o carrapato com as unhas, pois ele pode liberar as bactérias e contaminar partes do corpo com lesões. Examinar o próprio corpo a cada 3 horas, a fim de verificar a presença de carrapatos e retirá-los, preferencialmente, com o auxílio de pinça.

É verdade que não pode matar carrapato? Ao matar o carrapato, não esprema e nem pise no parasita, pois isso não é suficiente para eliminá-lo. Essa atitude, pode espalhar ovos pela casa e piorar a infestação. O ideal é o veterinário retire os carrapatos e ele mesmo fará a eliminação.

Não apertar, esmagar, torcer ou empurrar o corpo do carrapato. Fazer isso pode expelir os agentes anti-infecciosos.

O que atrai os carrapatos? Esses animais são de hábitos noturnos, portanto, não gostam de luz. Então, lugares protegidos da luz solar são os prediletos dos carrapatos. Além disso, é evidente que o que vai atraí-los também são a presença dos animais que possibilitam a sua refeição.

Os gambás removeram 96,5% dos carrapatos, sendo que estes foram ingeridos ou apenas desmembrados. O resultado nos mostra que os gambás são os mais eficientes na eliminação dos carrapatos. Demais animais removeram 50,7% (Ratos), 82,8% (Esquilos-cinzento), 75,7% (Esquilos-tâmia), 72,4% (Sabiás), 73,3% (Aves-cinzenta).

Use produtos dedetizadores no ambiente
Outra opção para manter o ambiente livre de carrapatos é usar produtos específicos para eliminar e afastar esses seres. Porém, nem todos os produtos podem ser aplicados pela casa, já que podem fazer mal para o animal.

Na natureza, os carrapatos podem ser encontrados na vegetação (grama, arbustos, árvores, etc.) Uma vez que se agarrou a um hospedeiro, geralmente se fixam a uma área escura úmida de seu corpo, como axila ou virilha. Em seguida, apresentam a sua boca para a pele e começam a sugar o sangue.

Esses carrapatos apresentam algumas áreas de preferencia para se fixar nos cães, como as regiões das orelhas, axila, peito e pescoço e as pequenas áreas entre os dedos dos animais.

Carrapatos pequenos (os mais conhecidos são os micuins) se fixam à nossa pele e adoram locais quentes, ficando em lugares escondidos. Por em alguns casos se assimilarem a pintas – de tão pequenos que são – eles podem ficar dias conosco sem causar nenhum incômodo aparente.

Veja algumas dicas para combater pulgas e carrapatos.

  1. Dica 1. Aplique um produto antipulga e anticarrapato. ...
  2. Dica 2. Deixe seus animais de estimação isolados. ...
  3. Dica 3. Aspire sua casa todos os dias. ...
  4. Dica 4. Lave as roupas de cama e vestuário. ...
  5. Dica 5. Pulverize sua casa com um pesticida. ...
  6. Dica 6. Evite o retorno das pragas.

Sempre aspire os cômodos
Use o aspirador em toda a casa, dando atenção especial a áreas como sofás, cortinas e tapetes, onde esses parasitas podem se esconder. Não se esqueça de aspirar também os espaços mais escondidos, incluindo a parte traseira dos móveis, onde carrapatos podem encontrar abrigo.

A dedetização de carrapatos é a forma mais eficiente de controlar essa praga. A execução de um serviço de dedetização de carrapatos nos imóveis é a forma preventiva mais eficaz para reduzir o risco de proliferação dessa praga.

Já para as ninfas, o período é maior, precisando de cerca de 4 a 6 dias. Por fim, o período de quanto tempo vive um carrapato no corpo do cachorro em sua fase adulta pode durar de 5 até 15 dias, já que nessa fase as fêmeas precisam de muito sangue para colocar seus ovos.