Onde fica o nervo Mentoniano?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

O nervo mentual emerge do lado bucal da mandíbula ao longo do forame mentual (imediatamente abaixo do ápice do segundo dente pré-molar) para inervar o lábio inferior e o queixo, bem como a mucosa lateral (bucal) e a gengiva anterior ao forame mentual ipsilateralmente, com alguma extensão além da linha média.

O nervo mentoniano inerva o queixo, o lábio inferior, a gengiva facial e a mucosa do segundo pré-molar, anteriormente. O nervo incisivo supre os dentes e os ligamentos periodontais mais anteriores, até o nível do primeiro pré-molar.

O nervo mandibular é a terceira e maior divisão do nervo trigêmeo. É simultaneamente sensitivo e motor. Sai do crânio através do forame (buraco) oval. Veicula informação sensitiva da área bucal (nervo bucal), dois terços anteriores da língua (nervo lingual), região temporal (nervos temporais profundos).

É importante entender que os nervos se regeneram a uma taxa muito lenta, cerca de um milímetro por dia. Portanto, a recuperação é um processo longo e gradual, que geralmente leva vários meses a um ano.

Existe uma série de sintomas comuns da lesão do nervo alveolar inferior, não importa qual tenha sido a causa. A lesão do NAI se manifestará através de dor ou sensações anormais no queixo, dentes inferiores, mandíbula e lábio inferior. A lesão do nervo pode resultar em dificuldades de fala e/ou afetar a mastigação.

Você pode ser recomendado a fazer uso de placas dentárias rígidas, sessões de fisioterapia que incluem técnicas de relaxamento muscular e liberação miofascial, uso de terapias medicamentosas com analgésicos e anti-inflamatórios na fase aguda, técnicas de terapia a laser ou cirurgia e muito mais.

Quando este nervo é lesionado, pode causar dificuldades na fala, na mastigação e, o mais grave, perda do trato gustativo na porção da língua em que o nervo foi lesionado, ou seja, o paciente não sentirá mais o gosto dos alimentos.

A parestesia aparece quando ocorre alguma lesão no nervo alveolar, que fica no interior da mandíbula e é responsável pela sensibilidade do lábio inferior e da região do queixo. O sintoma também pode surgir quando outros nervos são atingidos, como os presentes na língua ou na face.

Bloqueio do Nervo Mentual
É usado como alternativa para a técnica de bloqueio do nervo alveolar inferior. Ao se injetar no forame mentoniano, a solução difundi-se pelo canal mentoniano, que e muito curto (3 a 6mm), e bloqueia o próprio nervo alveolar inferior.

A queimação e formigamentos pioram nos dias seguintes. Você notará que está melhorando quando: A dor, queimação e formigamentos forem diminuindo após o primeiro mês.

Parestesias são sensações cutâneas subjetivas (ex., frio, calor, formigamento, agulhadas, adormecimento, pressão etc.) que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação. Podem ocorrer caso algum nervo sensorial seja afetado, seja por contato ou pelo rompimento das terminações nervosas.

O que causa as dores no maxilar perto do ouvido? Uma causa comum de dor no maxilar perto do ouvido é a DTM, que não só causa dor e rigidez na articulação do maxilar, mas também nos músculos que a rodeiam, para além de no ouvido interno.

A dor penetrante intensa pode ser provocada por envelhecimento, trauma, tumor, acidente vascular cerebral ou uma condição que exerce pressão sobre a bainha protetora que reveste o nervo trigêmeo. A DTM pode causar dor na articulação temporomandibular (ATM), que conecta a mandíbula ao crânio, explica a Mayo Clinic.

Na odontologia o nervo trigêmeo e seus ramos estão relacionado a importantes eventos, como, temperatura, dor, pressão, sensibilidade dos dentes e a mastigação.

Os principais sintomas são dores intensas na região lombar, glúteo, panturrilha ou pernas. Há também limitação dos movimentos para sentar, deitar, levantar e manter a coluna em posição ereta.

Os nervos estão sujeitos a muitos tipos de lesão como ferimentos, tração (estiramentos), contusão por traumatismos, fraturas, esmagamentos, compressões (externas, como pesos ou internas como cistos e tumores), entre outros tipos.

Tratamento de Nervos Comprimidos
Evitar atividades que causam dor, realizar fisioterapia apropriada com as medicações orais e bloqueios seletivos da raiz nervosa ou injeções epidurais de esteroides na área de irritação e inflamação garantem o bom resultado do tratamento.

Dificuldade ao se alimentar e beber; Pulsação dentária, podendo causar dor de cabeça; Sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios; Dor ao consumir doces e frutas cítricas.