Onde fica o metatarso no pé?

Perguntado por: dsales . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Os metatarsos são um grupo de cinco ossos longos no meio do pé. Eles conectam a parte posterior do pé com os dedos. Uma fratura do metatarso é uma quebra de um desses ossos. Todos os ossos quebrados são considerados fraturas.

Os ossos metatarsos são cinco ossos longos que formam a região anterior do , conhecida popularmente como o peito do . Eles são ligados entre si por músculos, tendões e ligamentos fortes, que dão estabilidade ao arco plantar.

São dois os principais sintomas de que existe uma fratura no metatarso. A região fica sensível ao toque e, ao colocar o peso sobre o pé lesionado, aumenta a dor na região de maneira considerável, chegando ao ponto de ficar quase insuportável, sendo necessária a procura de um médico ortopedista.

Os metatarsos são pequenos ossos que formam a região do peito do pé. Essa enfermidade surge quando uma irritação atinge as articulações, tendões ou nervos que são encarregados de suportar esse ossos. Mas não confunda essa condição com o Neuroma de Morton.

Artrite é outra causa muito comum, mas preocupante de dor no pé. A lesão nos nervos dos pés pode resultar em intensa dor, dormência ou formigamento da região e não possui cura. A mais frequente que ocorre nos pés é a gota. Gestantes são muito propensas a terem inchaço e dor nos pés.

Existe tratamento para metatarsalgia?

  1. massagens nos pés;
  2. escalda-pés.
  3. sessões de fisioterapia;
  4. medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios;
  5. palmilhas e calçados ortopédicos.

A metatarsalgia é a dor que atinge os ossos da ponta dos pés, chamados de metatarsos. Esse desconforto é causado pelo excesso de pressão que chega no local, ocasionando um processo inflamatório. Pessoas que caminham longas distâncias estão mais suscetíveis a essa patologia.

O metatarso é a região mediana do pé e consiste em cinco ossos. Sua anatomia tem formato ligeiramente arqueado, o que contribui para a forma de arco da parte inferior do pé. Os ossos metatarsais são longos e têm a função de ligar os ossos do tarso à falange, estando assim, relacionados aos dedos dos pés.

A tendinite é um fator frequente de dor no . Mas, outros fatores também podem estar presentes, como microtrincas nos ossos devido ao atrito constante das superfícies ósseas. No caso de fraturas ósseas, o deverá ser imobilizado até a consolidação da fratura. Botas ortopédicas podem ser indicadas.

As causas da dor no primeiro metatarso estão ligadas, principalmente, a sobrecarga e o desalinhamento natural das pisadas. Pessoas obesas, esportistas ou mulheres que utilizam calçados inadequados são as mais vulneráveis a esse tipo de dor.

Mesmo com um dedo do pé quebrado, você ainda pode conseguir andar, só que isso costuma piorar a dor causada na pessoa. Calçar tênis e sapatos também pode ser difícil devido a dor e o edema.

O tratamento conservador das fraturas dos metatarsos é realizado com imobilização (bota imobilizadora de cano curto ou sandália rígida) com carga conforme tolerado por um período médio de 6-8 semanas. Radiografias de controle são realizadas seriadamente (inicial - 4 semanas - 6/8 semanas).

2. Quanto tempo demora para colar uma fratura do quinto metatarso? Em geral, um período entre 6 a 8 semanas, parece ser suficiente para que ocorra consolidação óssea.

Deve-se forçar com os músculos da sola do pé e sem diminuir a distância do calcanhar aos metatarsos. Faça 3 séries de 15 repetições. 3) Abrir e fechar os dedos dos pés: abrir os dedos dos pés bem devagar, levantando os dedos o mínimo possível. Três séries de 15 repetições cada.

Medicamentos

  • Diclofenaco Potássico.
  • Diclofenaco Resinato.
  • Dipirona.

A dor no meio do pé está ligada principalmente ao uso de sapatos muito apertados ou inadequados, prática de atividade física regular e constante, como a corrida, por exemplo, e peso excessivo, o que pode levar à inflamação dos nervos e tecidos presentes no , causando dor e desconforto.

A maioria das fraturas por estresse do metatarsal é curada sem cirurgia. Evitar a atividade ofensiva, como correr, é crucial. Proteger o pé com uma bota ou sapato de proteção pode ajudar. Ocasionalmente, colocar o paciente em muletas é necessário para diminuir a dor.