Onde fica o melhor mel do mundo?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Melhor mel do mundo: empresa conquista sete medalhas em congresso de apicultura na Turquia. Mais uma vez, o Sul de Santa Catarina tem o mel eleito o melhor do mundo. O prêmio foi concedido no último congresso mundial de apicultura. Ao todo, foram sete medalhas concedidas à empresa que é destaque na cidade de Araranguá.

O mel mais puro do mundo. Assim pode ser classificado o mel produzido na região da Serra do Amolar, na fronteira entre Brasil e Bolívia. O trabalho é realizado por famílias ribeirinhas com incentivo da Ecoa por meio do Programa Oásis.

Elas produzem um mel mais saboroso e odorífero, com baixo teor de açúcares

  • Uruçu (Melipona scutellaris) Uruçu é uma palavra que vem do tupi “eiru su” e significa abelha grande. ...
  • Mandaçaia (Melipona mandacaia) ...
  • Jataí (Tetragonisca angustula) ...
  • Iraí (Nannotrigona testaceicornes)

Mel de flor de laranjeira: É considerado por muitos especialistas e apicultores o mel mais saboroso e suave do Brasil.

Premiado e reconhecido como um dos melhores do mundo, o mel de Santa Catarina continua de excelência na safra 2019/2020. Saborosa e em maior quantidade, a produção atual já é considerada acima da média e deverá superar as 6,5 mil toneladas.

Segundo a FAO, o Brasil é o 11º produtor mundial de mel de abelha (46 milhões de toneladas, em 2021), mas figura como o 5º maior exportador.

No total, 3.991 municípios registraram alguma produção de mel em 2021. A liderança é de Arapoti (PR), com 925,6 toneladas.

Uma empresa turca quebrou o recorde mundial do Guinness para o mel mais caro do mundo com uma variedade colhida em grutas que custa a módica quantia de 10 mil euros/kg.

Mel produzido pela abelha Jataí tem sabor peculiar e produção limitada. Uma abelha pequena, com cerca de 4 a 5 milímetros de comprimento, a Jataí produz um mel diferenciado. Com sabor peculiar e produção limitada, ele é o mel mais caro produzido no Estado. Um litro equivale a 1,4 quilos e pode custar até R$ 500.

O maior produtor é a China seguida dos Estados Unidos e Argentina. Os principais importadores são a Alemanha, Estados Unidos, Japão França e Reino Unido.
...

PaísConsumo Habitante/Ano
Suíça1,5 quilo
Alemanha0,960 quilo
Estados Unidos0,960 quilo
Brasil0,06 quilo

As abelhas solitárias não produzem mel, mas isso não significa que sejam menos relevantes: elas têm papel importantíssimo para o meio ambiente e para a agricultura, pois também fazem a polinização quando visitam as flores em busca de néctar e pólen.

Você vai precisar de apenas duas coisas: 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta despejar uma colher de sopa de mel de abelhas em um copo de água. De uma forma geral, se o mel for realmente puro, ele ficará todo agrupado no fundo do copo. Caso ele não seja 100% natural, o mel se dissolverá na água.

Segundo esses profissionais, a primeira colheita de mel pode ser obtida a partir do 12º mês de criação das abelhas.

O mel puro é a melhor opção para adoçar os alimentos, pois é muito mais saudável do que os açúcares de mesa. Além disso, este alimento é rico em vitaminas e minerais que fortalecem o organismo e ajudam no combate a doenças.

um brilho e um perfume. que mesmo sem provar a gente já imagina o sabor esse é o meu. canudo de pito foi o primeiro. no brasil a ter a premiação internacional ele foi eleito o mel mais.

O grupo Sama tem 28 anos de atuação e se tornou a maior exportadora de mel do Brasil em 2021. Além de uma linha produtiva diferenciada, a empresa investe em tecnologias que fazem a produção ser mais rápida e eficiente, desde máquinas a laboratórios localizados na Samel, empresa sede que fica em Oeiras.

Quanto mais escuro o mel, mais rico em minerais, conseqüentemente sabor e aroma mais forte. O mel claro é considerado pobre em minerais e apresenta sabor e aroma mais agradável. O aroma e sabor do mel são o da flor de origem, vai do doce suave ao doce forte e podendo apresentar sabor ácido ou amargo.

A atividade apícola teve início no país em 1839, quando o padre Antônio Carneiro trouxe algumas colônias de abelhas da espécie Apis Mellifera da região do Porto, em Portugal, para o Rio de Janeiro.

O Estado de Sergipe vem se destacando na produção do mel de abelha. No ano de 2019, por exemplo, a produção de mel chegou a cerca de 300 toneladas. O mel em Sergipe tem boa produção nos municípios do alto e médio sertão sergipano.

Piauí

Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2020, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nesta quarta-feira (29). O levantamento também mostra que o Piauí é o maior produtor de mel do Nordeste e o terceiro maior do Brasil.