Onde fica o maléolo no corpo humano?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

As saliências localizadas na face interna (medial) e externa (lateral) do tornozelo são denominadas maléolos. Destas saliências partem ligamentos que se inserem nos ossos do pé e estabilizam a articulação do tornozelo.

Normalemnte esse tipo de tratamento dura em torno de 8 a 12 semanas, tempo médio de consolidação óssea.

A fratura do maléolo medial é uma fratura na tíbia, no interior da parte inferior da perna. As fraturas podem ocorrer em diferentes níveis do maléolo medial. Geralmente ocorrem com fratura da fíbula (maléolo lateral), fratura da parte posterior da tíbia (maléolo posterior) ou lesão dos ligamentos do tornozelo.

Normalmente, está relacionada a inflamações ou a lesões em nervos, tendões ou ligamentos da região. Em outros casos, a dor pode surgir também devido a doenças reumáticas, a alterações hormonais e à escolha de um sapato desconfortável.

As fraturas do maléolo lateral podem ser tratadas de forma não cirúrgica (conservadora) ou cirúrgica. Os fatores que definem se as fraturas no maléolo lateral são cirúrgicas ou não são: – Grau de desvio da fratura.

Os exames de imagens são essenciais para o diagnóstico e para planejarmos como tratar a fartura. A radiografia do tornozelo é o exame inicialmente solicitado e nele conseguiremos avaliar bem o maléolo medial e o lateral, identificando fraturas e desvios.

Bem, de modo geral, a recuperação varia entre seis meses e um ano. Já que não existe padronização no tempo, confira algumas dicas para acelerar o processo de recuperação!

A cirurgia consiste em reduzir ( colocar os ossos no lugar) e fixar a fratura com uma placa e parafusos no lado lateral ou um parafuso ou haste no interior do osso do lado medial.

Uma lesão que fratura um osso também pode danificar seriamente outros tecidos, incluindo a pele, os nervos, os vasos sanguíneos, os músculos e os órgãos. Essas lesões podem complicar o tratamento da fratura e/ou causar problemas temporários ou permanentes.

Embora essa cirurgia seja considerada segura e eficaz, existem riscos envolvidos, como infecção, dano nervoso, complicações da anestesia e rejeição do material utilizado.

Os ossos geralmente levam de seis a 12 semanas para se regenerarem em um grau significativo. Já, os ossos das crianças se regeneram mais rapidamente que os dos adultos. Isso dependerá da localização e gravidade da fratura de cada paciente, do tipo de procedimento cirúrgico realizado e de outras considerações.

O paciente com a fratura fica incapacitado de caminhar e até mesmo apoiar o pé no chão se torna uma atividade difícil. A região pode sofrer deformidade, como se o tornozelo estivesse fora do seu lugar habitual, além de inchaço que costuma surgir quase imediatamente após a lesão, aumentando gradualmente.

As sequelas de tornozelo quebrado podem incluir dor crônica, inchaço, rigidez, fraqueza muscular e instabilidade do tornozelo. Esses sintomas podem dificultar a realização de atividades diárias simples, como caminhar ou subir escadas.

Ter uma boa alimentação
A alimentação é responsável por trazer muitas mudanças em nosso corpo. Por isso, durante o processo de recuperação é importante o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina C. Afinal, estes elementos são capazes de melhorar a cicatrização da fratura e a regeneração do osso fraturado.

Continuar lendo O que são maléolo?