Onde fica o maior trem do mundo?

Perguntado por: dpereira . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

O maior trem de passageiros do mundo começou a circular na Suíça no último fim de semana de outubro. Com 100 vagões, o trem chegou aos quase 2 km de extensão, contou com 4.550 assentos e fez uma viagem no cantão (estado) suíço de Grisões de 25 quilômetros.

O comprimento mais longo de um trem de carga no Canadá é de 4.200 metros. 1 – BHP Billitron – Austrália BHP Billitron opera a ferrovia Mount Newman, que é uma linha ferroviária particular usada para transportar minério de ferro.

O TREM DE CARAJÁS
Ao todo, os trilhos percorrem uma distância de 861 km, passando por 27 cidades, três delas paraenses. A viagem completa dura 16 horas e acontece três vezes por semana em cada sentido.

O trem mais rápido do mundo hoje está na China! É o Shanghai Maglev, transporte público, que utiliza levitação magnética ao invés das tradicionais rodas sobre trilhos de aço.

Trem do Corcovado

Trem do Corcovado (RJ)
O Trem do Corcovado, como é chamado, transporta todos os anos mais de 600 mil passageiros pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, subindo a uma altura de 710 metros.

Conheça os 7 trens mais luxuosos do mundo

  • Orient Express. Ligando Paris a Istambul, o trem Orient Express foi imortalizado pela escritora Agatha Christie e virou o trem mais famoso do mundo. ...
  • Transcantábrico. ...
  • The Golden Chariot. ...
  • Royal Canadian Pacific. ...
  • Rovos Rails. ...
  • Hiram Bingham. ...
  • Desert Express.

Tren de la Nariz del Diablo

Você pode se surpreender ao descobrir que o trem mais lento do mundo é o "Tren de la Nariz del Diablo", localizado no Equador. Com uma velocidade média de apenas 12 km/h, esse trem percorre uma rota desafiadora nas montanhas andinas, proporcionando uma experiência única aos seus passageiros.

1 As oito maiores redes ferroviárias mundiais são: Estados Unidos, com 194.136 km; Rússia, com 85.266 km; China, com 66.989 km; Índia, com 65.808 km; Canadá, com 52.131 km; Alemanha, com 33.426 km; Austrália, com 33.343 km; e França, com 30.013 km (UIC, 2014).

Trem tem 5 vagões e mede apenas 3,17 milímetros por 6,35 milímetros. Ele também construiu uma rota oval, que incluiu a passagem por um túnel.

Criada pelo americano David Smith, de 51 anos, e esculpida com uma faca artesanal, essa locomotiva é 35.200 vezes menor que um trem real, e ainda assim tem um percurso oval minúsculo e um túnel.

A informação mais relevante é que os trens do serviço expresso terão uma velocidade máxima de 140 km/h, portanto, abaixo de trens de média (200 km/h) e alta velocidades (300 km/h ou mais).

A falta de investimentos e o desenvolvimento das rodovias tirou a força das locomotivas brasileiras. Por volta do ano de 1960, a malha ferroviária brasileira chegou ao seu auge no que diz respeito a quilometragem dos trilhos.

Material rodante
Em 1997, as ferrovias contavam com 1.154 locomotivas; em 2022, já somavam 3.100 unidades, representando um aumento de 169%. No mesmo período, o número de vagões passou de 43.816 para 112.640 — alta de 157%.

As razões pelas quais não há rede de trens de alta velocidade para passageiros na América Latina são variadas: as distâncias, o custo e a opção pelo carro e avião como meios de transporte principais para viajar distanciaram o continente das viagens de trem de longa distância.

Inglaterra foi o país natal da locomotiva a vapor, que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos. A primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales.

Parque Nacional Tierra del Fuego

O Trem do Fim do Mundo é o trem construído em Ushuaia para transportar os presos até onde hoje está o Parque Nacional Tierra del Fuego.

O serviço é operado pela empresa Serra Verde Express em duas composições distintas: o Serra do Mar e o Great Brazil Express, primeiro trem de luxo do país. O Trem da Serra do Mar pode chegar a 21 vagões, divididos em quatro categorias de classes. A capacidade, por passeio, é de 1.104 passageiros.

7. Estrada de Ferro Carajás (PA – MA) Já que entrei no assunto viagens longas, tem um trajeto que percorre 892 quilômetros. É considerado o maior percurso do País e, além disso, passa pela maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás (PA), administrada pela Vale.

Estrada de Ferro Vitória (Espírito Santo e Minas Gerais)
Em funcionamento desde 1907 e administrada pela empresa Vale, a viagem faz o trajeto entre Cariacica (localizada na região metropolitana de Vitória) e Belo Horizonte em ambos os sentidos e é o único trem de passageiros do Brasil que faz o trajeto diariamente.

Os trens da Linha 4-Amarela são equipados com o que há de mais moderno em operação metroviária.

Shanghai Maglev (China)
A tecnologia é muito eficiente e o trem chegou a atingir 501 km/h em testes. No entanto, como é de esperar, não é com essa velocidade que ele opera regularmente – a média de velocidade em operação comercial é de 300 km/h.