Onde fica o maior presídio do Brasil?

Perguntado por: ocavalcanti8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

O governo de El Salvador inaugurou nesta semana o maior presídio das Américas, com o mais alto nível de segurança e capacidade para 40 mil detentos.

Pela primeira vez na história, uma equipe de reportagem conseguiu entrar em uma penitenciária de segurança máxima. A instituição foi construída há cinco anos, em Brasília, e é considerada o presídio mais seguro da América Latina.

Brasília, 30/10/2021 - O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), é responsável pelas 5 penitenciárias do Sistema Penitenciário Federal (SPF) localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).

A prisão de segurança máxima de Nuuk, na Groenlândia, abriga prisioneiros extremamente perigosos, muitos dos quais cresceram com os guardas que agora os vigiam.

Complexo Penitenciário da Frei Caneca

O Complexo Penitenciário da Frei Caneca é o mais antigo do país e foi inaugurado em 1850, na época do Império.

Álvaro Daniel Roberto, conhecido como Caipira, é procurado desde 2020, sendo considerado um dos maiores traficantes do país.

O Depen, órgão do Ministério da Justiça, informou que o total de presos no país é de 811 mil pessoas. Das 1.381 unidades prisionais, 997 têm mais de 100% da capacidade ocupada e outras 276 estão com ocupação superior a 200%. Sobram vagas em apenas 363 prisões.

Conhecida como a “Alcatraz das Montanhas Rochosas”, ADX Florence ou “Supermax” (por ser uma das prisões de máxima segurança) é o local onde chegaram os criminosos condenados mais temidos dos Estados Unidos.

Os presos brasileiros são normalmente forçados a permanecer em terríveis condições de vida nos presídios, cadeias e delegacias do país. Devido à superlotação, muitos deles dormem no chão de suas celas, às vezes no banheiro, próximo ao buraco do esgoto.

A tranca é um local onde os presos cumprem medida disciplinar ou administrativa separados dos demais detentos. No espaço eles ficam sem receber visitas e perdem o direito ao banho de sol.

O sistema prisional paulista tem 179 estabelecimentos (sendo, delas, 88 penitenciárias e 49 CDPs) e abriga mais de 201 mil detentos, sendo 23% deles provisórios (ainda sem julgamento definitivo).

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) é o órgão executivo que acompanha e controla a aplicação da Lei de Execução Penal e das diretrizes da Política Penitenciária Nacional, emanadas, principalmente, pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária – CNPCP.

Com 715,6 mil presos, o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, de acordo com dados do Centro Internacional de Estudos Prisionais (ICPS, na sigla em inglês), do King's College, de Londres, na Inglaterra. Os Estados Unidos lideram a lista com 2,2 milhões, seguidos pela China, com 1,7 milhão.

O juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, coordenador e corregedor dos presídios de São Paulo, autorizou nesta quarta-feira, 7, a remoção do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para a Penitenciária II de Tremembé, no Vale do Paraíba, interior paulista.