Onde fica o maior manicômio do Brasil?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O maior do Brasil foi o Colônia, que começou a funcionar em 1903, em Barbacena, Minas Gerais.

Bairral – Maior Hospital Psiquiátrico do Brasil. O maior Hospital Psiquiátrico da América Latina conta com quase 800 leitos de internação psiquiátrica em uma área com mais de 400 mil metros quadrados. Mais de 80.000 pacientes atendidos em mais de 80 anos de história dedicados a saúde mental.

Atualmente existem 32 unidades desse tipo no Brasil. São os chamados manicômios judiciários — um deles em Porto Alegre, o Instituto Psiquiátrico Forense (IPF). A decisão gera preocupação entre operadores do Direito e da Saúde, por não saber qual o destino desses pacientes.

27/10/2022

Último manicômio do Rio, Colônia Juliano Moreira é fechada - 27/10/2022 - Cotidiano - Folha.

Hospício de Pedro II

Em 13 de julho de 1841, assinava-se o decreto de fundação do hospital que se chamou Hospício de Pedro II, porque nesse dia também se realizou a solenidade da sagração e coroação do segundo imperador do Brasil. Era então o Hospício Pedro II anexo Hospital da Misericórdia.

Bethlem Royal Hospital – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nas Redes de Atenção Psicossocial temos os centros de convivência, que oferecem formação arte, cultura, etc., temos as residências terapêuticas, ambulatórios de rua, os CAPS. Só que nessa guerra às drogas e por anseio de parcela da sociedade também, acabaram entrando as comunidades terapêuticas, mas com uma ressalva.

Resquícios do hospício
Duas décadas depois de ter decidido pelo fim dos hospícios, o país ainda tem pessoas com transtornos mentais vivendo sem tratamento digno e isoladas em presídios, hospitais psiquiátricos, comunidades terapêuticas ou clínicas privadas.

Hoje, o local abriga o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena e conta com 171 pacientes em regime de internação de longa permanência. Mesmo com o fim do manicômio, eles continuaram internados porque não tinham vínculo familiar nem para onde ir.

O Hospital Colônia foi o maior hospício do Brasil, onde pelo menos 60 mil pessoas morreram, das quais 70% não tinham diagnóstico de doença mental, eram internadas, muitas vezes compulsoriamente e foram sujeitadas a um tratamento que violava os direitos humanos mais básicos.

O psiquiatra italiano Franco Basaglia, que teve a chance de visitá-lo em 1979, chegou a comparar o local a um campo de concentração nazista e exigiu seu fechamento imediato. O fechamento do Colônia só ocorreria anos mais tarde, durante a década de 1980.

Manicômio é o nome dado ao estabelecimento ou hospital psiquiátrico especializado em tratar de pessoas com problemas mentais. O manicômio, também conhecido como hospício, alberga pessoas com diferentes tipos de transtornos mentais, por norma aquelas que apresentam patologias mais severas.

Raphael Boechat Barros

O psiquiatra Raphael Boechat Barros, de 48 anos, estava no início da carreira quando, em 2001, foi sancionada a lei que determinou o fim dos manicômios e sanatórios no Brasil.

Em substituição aos hospitais psiquiátricos, o Ministério da Saúde determinou, em 2002, a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) em todo o país. Os CAPs são espaços para o acolhimento de pacientes com transtornos mentais, em tratamento não-hospitalar.