Onde fica o glioma?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

O glioma é um tipo comum de tumor que se origina no cérebro. Cerca de 33% de todos os tumores cerebrais são gliomas, que origina-se nas células gliais que residem no cérebro.

Os gliomas cerebrais, ou neoplasias gliais, são um tipo específico de câncer do sistema nervoso, que pode acontecer no cérebro e na medula (que se localiza dentro da coluna). Esse tipo de tumor é causado por células chamadas de “células da glia”, que compõem o tecido nervoso e ajudam o neurônio a exercer suas funções.

Considerados apenas os tumores malignos, 77% dos casos referem-se aos gliomas. A sua incidência é mais frequente em adultos entre os 35 e 70 anos de idade e não costuma ter ligação com o histórico familiar do paciente. Também existem casos, porém mais raros, em jovens e crianças.

Não existem causas óbvias para o glioma. Eles podem ocorrer em pessoas de todas as idades, mas, são mais comuns em adultos.

Astrocitomas anaplásicos (grau III) crescem mais rapidamente e se disseminam para o tecido cerebral normal adjacente. Glioblastomas (grau IV) são os que mais crescem. Esses tumores constituem mais de metade dos gliomas e são os tumores cerebrais malignos mais frequentes em adultos.

Os gliomas de alto grau são um verdadeiro desafio, uma vez que a despeito do melhor tratamento empregado os glioblastomas apresentam uma sobrevida média de 2 anos e os astrocitomas anaplásicos de 2 a 5 anos.

Como dito acima, o tumor cerebral se dá devido ao crescimento de células anormais nos tecidos cerebrais. Este crescimento anormal, com o passar do tempo, dependendo da região em que está localizado, causa a perda de funções neurológicas. Entre as perdas, as mais frequentes são: Perda de força.

Por exemplo, se a taxa de sobrevida relativa em 5 anos para um estágio específico de tumor cerebral é de 70%, isso significa que as pessoas portadoras de tumor cerebral têm, em média, 70% de probabilidade de estarem vivas pelo menos 5 anos após o diagnóstico, comparando com as pessoas que não tem a doença.

Se for grave e maligno, a esperança média de vida varia entre os seis meses e os dois anos, segundo os especialistas. "Não são os tumores mais frequentes, mas são terríveis. Há tumores primitivos, que são raros, e têm origem nos tecidos do cérebro.

Equipe Oncoguia
Mas diferente da exposição às radiações, não existem causas relacionadas ou fatores de risco conhecidos para os tumores cerebrais/sistema nervoso central. Dessa forma, atualmente, a maioria desses tumores não pode ser evitada.

O glioma de baixo grau é uma neoplasia que apresenta prognóstico definitivamente melhor do que o astrocitoma anaplásico e o glioblastoma multiforme. Entretanto, considerá-lo como um tumor benigno seria exagero, visto que em apenas 20 a 39% dos casos a sobrevida ultrapassa 10 anos2-4,7-11.

O tumor cerebral pode afetar estruturas importantes do sistema nervoso, podendo provocar alterações na concentração, memória, fala, visão e até nos movimentos do corpo e estas alterações podem levar a sequelas como dificuldade para se comunicar, problemas de visão e como hemiplegia, quando um lado do corpo fica sem ...

O glioma de alto grau (GAG) é um tipo de câncer cerebral que cresce rapidamente e por isso tem alta letalidade. O número de pessoas afetadas que sobrevive a esse tipo de tumor infelizmente é baixo, mesmo após o tratamento padrão com cirurgia e radioterapia.

“A dor de cabeça provocada pelo tumor cerebral é causada pelo aumento da pressão intracraniana. Então, é uma dor de cabeça forte, constante, que acompanha alteração visual, náuseas e vômitos. Muitas vezes, ela não vai melhorar com um analgésico ou o simples repouso.”

Tumores benignos crescem devagar e de forma limitada; já os tumores malignos, em geral, crescem rápido e tendem a ser invasivos.

6- Angiografia cerebral
Este exame que detecta um tumor cerebral, também é conhecido como arteriografia. É um raio-X dos vasos sanguíneos no cérebro. A angiografia ajuda o médico a determinar se um tumor está afetando o suprimento de sangue para essa região.

Meningeoma: tem origem nas meninges, camadas de tecido que recobrem o cérebro e a medula espinhal, e representam cerca de 25% dos tumores que atingem esses dois órgãos. É o tipo mais comum de tumor cerebral em adultos e sua incidência aumenta com a idade, sendo maior em pessoas na faixa dos 70 aos 80 anos.

Dependendo do caso, um tumor no cérebro tem cura sim. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) existe a estimativa de que cerca de 11 mil novos casos de tumor no cérebro ou no sistema nervoso central foram diagnosticados entre os anos de 2020 e 2022.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses.