Onde fica o DOPS?

Perguntado por: ugarcia . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia.

Um dos principais órgãos repressivos foi o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), polícia política, responsável por sequestros, torturas, mortes e desaparecimentos durante a ditadura brasileira.

Órgão histórico de repressão aos movimentos sociais e populares, o DOPS foi também centro de tortura durante a ditadura do Estado Novo, retomando essa prática no regime militar. Nos dois períodos ditatoriais, as vítimas preferenciais eram os militantes de partidos de esquerda.

Após a extinção do DOPS, seu arquivo ficou sob a guarda da Polícia Federal até o final do ano de 1992. O decreto nº 34 216, de 19 de novembro de 1991, constituiu uma Comissão Especial com a finalidade de coordenar a destinação desses documentos.

Somente pelo DOI-Codi do 2° Exército (São Paulo) passaram mais de 6,7 mil presos, dos quais pelo menos 50 foram assassinados sob custódia entre 1969 e 1975, segundo estima o pesquisador Pedro Estevam da Rocha Pomar.

"A Constituição de 1988 aboliu a prática de tortura e as condições cruéis, desumanas e degradantes.

Criado pela Lei Nº 4.341, de 13 de junho de 1964, em seu Artigo 1º tem-se: “É criado, como órgão da Presidência da República, o Serviço Nacional de Informações (SNI), o qual, para os assuntos atinentes à Segurança Nacional, operará também em proveito do Conselho de Segurança Nacional”.

O golpe de estado de 1964, qualificado por seus apoiadores como uma revolução, instituiu um regime militar que durou até 1985.

O relatório final da Comissão Nacional da Verdade afirmou que, durante a ditadura, 434 pessoas morreram ou desapareceram.

Os torturadores aplicavam descargas elétricas violentas nas orelhas, no ânus, na vagina e no pênis dos torturados. O método envolvia fazer o preso sentar em um assento de madeira revisto com folha de zinco (cadeira-do-dragão) e coloca um balde de metal em sua cabeça (conetado a eletrodos).

Este artigo foi útil? Ouça este artigo: O Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) foi criado em 1924 com o objetivo de prevenir e combater crimes de ordem política e social que colocassem em risco a segurança do Estado.

A Operação Bandeirante foi uma organização criada durante o Regime Militar no Brasil com o objetivo de integrar as forças de repressão. A Operação Bandeirante, ou simplesmente OBAN, foi uma organização criada em 1969 pelo Regime Militar do Brasil.

Sua atuação era pautada na Doutrina de Segurança Nacional, formulada no contexto da Guerra Fria no National War College estadunidense e aprofundada no Brasil pela Escola Superior de Guerra (ESG). Os DOI-CODI eram centros de tortura e assassinato de pessoas que se opunham à ditadura militar.

Choques elétricos e o pau-de-arara foram dois dos métodos mais usados pelos torturadores, que, quando agiam em delegacias, usavam os gritos das vítimas para aterrorizar os demais prisioneiros. Agentes montavam dossiês sobre suspeitos, acompanhando suas atividades e conversas telefônicas por meio de escuta ilegal.

Departamento Oficial de Publicidade, que existiu entre 1931 e 1934; Departamento de Propaganda e Difusão Cultural (DPDC), entre 1934 e 1938; Departamento Nacional de Propaganda (DIP), que existiu em 1938 e 1939.

Até ser extinto em 4 de março de 1983, o DEOPS cresceu de uma simples delegacia até se tornar um dos departamentos mais temidos da polícia civil do Estado de São Paulo. A extinção do DEOPS ocorreu na esteira das eleições diretas para governador e o seu arquivo passou para a guarda da Polícia Federal.

Carlos Alberto Brilhante Ustra

O DOI-Codi de São Paulo era comandado por um oficial militar, que tinha o auxílio de uma assessoria policial chefiada por um delegado. Entre setembro de 1970 e janeiro de 1974, o comandante do órgão foi o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que, na época, era major do Exército.

1 de abril de 1964

Golpe de Estado no Brasil em 1964

Período31 de março – 1 de abril de 1964
LocalBrasil (principalmente Distrito Federal, Sudeste, Rio Grande do Sul e Pernambuco)
ResultadoColapso do governo Goulart Implantação da ditadura militar brasileira
CausasVer Fatores
CaracterísticasOperações militares Ação política
Continuar lendo O que acontecia no DOPS?