Onde fica o dinheiro do governo?

Perguntado por: ozagalo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Parte dos recursos arrecadados é repassada para os Estados e Municípios, para que eles possam pagar as despesas da própria máquina pública e oferecer a estrutura necessária para a população em diversos âmbitos: na saúde, educação, cultura, lazer, entre outros.

Depois, o montante arrecadado é divido, de acordo com regras estabelecidas na Constituição, entre os entes federativos da seguinte maneira: 50% com a União; 21,5% para o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE); 25,5% para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM);

Quase 70% da arrecadação fica para o governo federal, os Estados aproximadamente 25% e os municípios, 5%”, afirma o advogado tributarista.

A consulta dos valores a receber é feita exclusivamente no site valoresareceber.bcb.gov.br, uma plataforma criada em janeiro de 2022 pelo Banco Central do Brasil (Bacen) unicamente para esse fim. Ela é gratuita e feita pela internet.

A consulta para saber se tem 'valores a receber' e o resgate do dinheiro podem ser feitos pelo site valoresareceber.bcb.gov.br do Banco Central (BC) a partir de hoje.

O Brasil é o país com a maior carga tributária em impostos invisíveis pagos na ponta do consumo, de acordo com Zilveti. No Brasil, os impostos sobre o consumo equivalem a 70% da arrecadação.

A dívida surge e aumenta sempre que o governo gasta mais do que arrecada. Assim, quando os impostos e demais receitas não são suficientes para cobrir as despesas, o governo é financiado por seus credores (pessoas físicas, empresas, bancos etc), dando origem à dívida pública.

Parte do dinheiro vem da anulação de algumas despesas que estavam previstas no orçamento federal de 2020, e outra parte vem de reservas do governo federal.

Essa arrecadação vem de impostos, de aluguéis e venda de bens, prestação de alguns serviços, venda de títulos do tesouro nacional, recebimento de indenizações.

Todo gasto que o governo faz com o dinheiro arrecado por meio de impostos ou outras fontes é categorizado. Há despesas em habitação, educação, saúde, segurança, etc. Há despesas que aumentam o patrimônio público e outras que pagam por manutenção.

Você pode saber se tem dinheiro esquecido em banco ou em outra instituição financeira pelo site valoresareceber.bcb.gov.br/publico. Não precisa fazer login. Basta informar seu CPF e sua data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa.

Acesse 'Valores a receber de pessoa falecida' e aceite o Termo solicitado. Em seguida, informe CPF e data de nascimento da pessoa falecida. Atenção! Você precisa ser herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal, para acessar os dados da pessoa falecida.

Para saber se você tem dinheiro em sua conta Caixa Tem, basta consultar o saldo. O passo a passo é muito simples: Acesse sua conta Caixa Tem; Na página inicial clique em “Mostrar Saldo”, no topo da tela; Confira os valores.

Após entrar no app do FGTS, o trabalhador deve selecionar a opção “Você possui saque disponível”, na sequência, deve clicar em “Solicitar o saque do PIS/Pasep” e é só escolher como quer resgatar o dinheiro. O procedimento pode ser feito por meio de qualquer conta bancária.

Tenha uma conta no portal Gov.br. Caso não seja cadastrado, faça o registro gratuito no site ou pelo aplicativo Gov.br (Google Play e App Store). Opte pelo cadastro nível prata ou ouro para ter acesso ao sistema dos Valores a Receber e solicitar os recursos. Volte ao site Valores a Receber na data informada.

Visão geral da execução da receita pública

Orçamento atualizado da receita (valor previsto)Receita realizada (valor arrecadado)Porcentual entre realizado e previsto
R$ 5.201.396.090.427,55R$ 2.588.719.046.422,8049.77%

Funciona assim: todos os impostos arrecadados vão para o Governo Federal. Depois ele os distribui para União, Estados e Municípios.